IPCA promove debate sobre futuro do desporto em Portugal

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), por meio da sua nova Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, localizada em Guimarães, organizou o evento Desporto em Portugal: Trajetórias de Sucesso, Desafios e Aprendizagens.

© Município de Guimarães

O encontro, que se realizou nas instalações da Universidade das Nações Unidas em Couros, reuniu vários atletas, treinadores, dirigentes desportivos e alunos do 1º ano do curso, para discutir o panorama atual do desporto de alto rendimento em Portugal e os desafios enfrentados pelos atletas para alcançar o sucesso. O evento, que fez parte das comemorações dos 30 anos do IPCA, marcou o início das atividades na nova escola de Guimarães.

Durante a abertura, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, parabenizou o IPCA pelos seus 30 anos de sucesso e destacou o impacto da instituição na cidade, que em breve terá o Campus do IPCA, situado na Cruz de Pedra, na antiga Quinta do Costeado. O campus abrigará a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, oferecendo um ambiente ideal para o desenvolvimento de programas acadêmicos e para o fomento do desporto e bem-estar.

Domingos Bragagança enfatizou ainda o trabalho de décadas em Guimarães na promoção do desporto, destacando as mais de 40 modalidades praticadas no município, ressalvando que a cidade, que recebeu o título de Cidade Europeia do Desporto em 2013, vê agora essa aposta reforçada pela ciência com a nova licenciatura do IPCA. “A ciência é fundamental, uma vez que o desporto, tem hoje uma envolvência holística, nomeadamente das ciências da saúde e das práticas quotidianas saudáveis de toda a população”,  afirmou.

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, também esteve presente no evento e elogiou o trabalho do IPCA e da Câmara Municipal de Guimarães. Destaca a cidade de Guimarães como uma referência no desporto em Portugal, mencionando iniciativas como o Guimagym, o Xico Andebol e o Clube de Ténis de Guimarães.

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, salientou a importância do evento como marco no início das atividades da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, frisando o impacto regional que a escola pretende ter. Carolina Vila-Chã, diretora da escola, também destacou o significado do evento e os objetivos da instituição de formar profissionais capacitados para criar um ambiente desportivo mais inclusivo.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES