fbpx

Ir às compras em tempo de pandemia

Numa altura em que o distanciamento social é lei, ir ao supermercado continua a ser das poucas coisas permitidas e essenciais.

©  Direitos Reservados

A Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição (APED) recomenda que: idosos, crianças e grupos de risco evitem ir ao supermercado ou hipermercado; apenas uma pessoa por família se dirija às lojas; ao tossir ou espirrar, não se use as mãos, mas sim um lenço de papel ou o antebraço; pagar com cartão para evitar contactos desnecessários; ficar em casa e sair, apenas, para comprar o essencial. Estas são algumas dicas para que possa ir às compras em segurança e garantir que leva o que precisa.

Prepare tudo antes

Prepare a lista de compras, o tempo que vai gastar e distância ao local da compra. Pode também definir para quantos dias vai comprar alimentos, criando um menu de refeições e, claro, compre apenas o necessário. Não se esqueça: lave as mãos antes de sair de casa.

Mantenha a distância

No supermercado, fique sempre a 1,5 metros de distância de qualquer pessoa, mesmo enquanto aguarda a sua vez na rua. Faça as compras no menor tempo possível e prefira usar o seu saco em vez dos cestos ou carrinhos dos supermercados. Se tiver de os usar, procure desinfetar as zonas onde tiver de tocar com as mãos.

Tenha cuidado com os alimentos

Não deve tocar nos alimentos sem luvas. Além disso, procure não falar junto aos alimentos frescos para não transmitir gotículas. Se tossir, faça-o para o antebraço e afaste-se dos alimentos para não os contaminar. É importante manter em mente que, que após entrar no supermercado ou loja, não deve tocar no seu rosto, nariz ou olhos até chegar a casa e desinfetar as mãos. Algo muito intuitivo é humedecer os dedos com os lábios para abrir sacos de plástico. Não o faça. Friccione os sacos até os conseguir abrir.

Escolha bem o que vai comprar

Verifique os preços por quilo de alimento e as respetivas datas de validade, para que não se deixe enganar. Evite ao máximo adquirir alimentos processados nem pouco saudáveis; se está em casa com os alimentos constantemente acessíveis, vai ser difícil cumprir o “é só este”! Adquira alimentos frescos, e não apenas enlatados. O segredo é simplesmente ingerir primeiro os alimentos frescos, guardando os enlatados para uma maior escassez de alimentos em casa. É nestes momentos que a lista realizada anteriormente fará ainda mais sentido.

Se puder, não pague com dinheiro

Na fila da caixa para pagar, lembre-se que deve manter a distância de 1,5 metros das outras pessoas e também do operador da caixa. É importante reparar se os operadores de caixa higienizam os tapetes das caixas onde colocam e passam as compras para pagamento. Se possível, tente não usar dinheiro, pois as moedas são um meio de transmissão de microrganismos. Use o seu cartão de débito ou crédito para pagar o que compra. De seguida, coloque as suas compras nos sacos que levou de casa e lembre-se de que não deve tocar no rosto. À saída,  mantenha a distância de 1,5 metros das outras pessoas.

Em casa, higienize as compras

Lave bem as mãos e retire os alimentos dos sacos para uma superfície limpa e desinfetada, de preferência com um pouco de lixívia diluída em água. Os sacos de compra reutilizáveis devem ser também higienizados.

Manuseie com cuidado os alimentos

Se vai congelar alimentos, faça-o rapidamente para evitar a propagação de bactérias. Lave sempre frutas e legumes com água corrente. Se usar líquido desinfetante para alimentos, lembre-se que depois terá de os passar por água corrente para eliminar resíduos. Cozinhar bem os alimentos é uma das formas mais seguras de evitar contágios por microrganismos. Ao manipular alimentos crus é muito importante que as mãos e as superfícies sejam limpas antes e depois de manusear e que nunca fiquem expostas a contaminação. O mesmo vale para o pão colocado sobre uma mesa ou a fruta disposta numa fruteira que deve ser coberta.

Regresse apenas quando necessário

Só deve regressar ao supermercado caso seja necessário. Com organização, é possível planear as refeições e manter uma alimentação saudável, essencial para combater o Covid-19.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?