ISABEL ESTRADA CARVALHAIS DEFENDE “VOZ FORTE” NO PARLAMENTO EUROPEU
Candidata do PS passou por Guimarães em campanha.

Isabel Estrada Carvalhais, candidata por Braga do Partido Socialista às Eleições Europeias 2019, participou ontem no debate “A Europa e o Pilar Social”, no Espaços Criativos, em Guimarães, com Pedro Marques. A candidata defendeu que “temos de ter voz forte no Parlamento Europeu, algo que já não acontece há alguns anos. A União Europeia não tem de se reinventar. Tem de se reencontrar com os seus valores essenciais, da sua génese. Reencontrar-se com a solidariedade”.
O debate foi antecedido por uma intervenção de Joaquim Barreto, Presidente da Federação Distrital de Braga do PS, e da apresentação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais por Vieira da
Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Vieira da Silva afirmou que “ter um Parlamento Europeu mais progressista, mais comprometido com uma agenda social, permitirá que haja mais diretivas que protejam as pessoas no geral e os trabalhadores em particular. O pilar europeu dos direitos sociais aponta para a redução das desigualdades, nomeadamente, de género. Nenhuma lei será aprovada sem consenso. Se queremos uma Europa progressista, comprometida com o pilar dos direitos sociais, temos que escolher representantes dos partidos progressistas. Escolher o Partido Socialista é escolher a defesa deste pilar”.
Na sua intervenção, a candidata por Braga advogou ainda que “é preciso investir mais na aprendizagem ao longo da vida, reforçar o incentivo ao programa Erasmus+ tornando-o verdadeiramente inclusivo. Apostar no programa Garantia Jovem e criar o Garantia Criança, promover o direito à habitação, em condições dignas e a preços acessíveis”. Prioridades que têm sido o seu foco. “O que verdadeiramente importa são as pessoas”, justifica.
Para Isabel Estrada Carvalhais “a cidadania é uma construção. Nesta caminhada, foram entrando vários direitos: sociais, económicos, ambientais, culturais. Nesta gradual conquista de direitos há uma dimensão que não podemos jamais ignorar, os direitos políticos, que são os instrumentais que asseguram que os outros não nos são retirados. Votar é um momento decisivo”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 15, 2025
O universo do futebol nacional reage à morte do antigo e carismático dirigente portista.
Fevereiro 15, 2025
Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa. O antigo presidente do FC Porto faleceu este sábado, aos 87 anos de idade.
Fevereiro 15, 2025
Dois golos de Irlanda. Maria Ribeiro, Náná, Jaime Maria e Inês Lopes marcaram os outros.