Jogo-Oficina Encenada junta os mundos das curiosidades, da leitura e da escrita

No final do mês de outubro, a Educação e Mediação Cultural d’A Oficina apresenta um projeto que aproxima arte, educação e livros. Concebido por João Lizardo e intitulado “Scriptorium Móvel”, é um projeto que integra duas propostas: o “Jogo dos Gabinetes”, para grupos escolares, famílias e crianças a partir dos 6 anos; e “Criação Livreira”, uma formação/oficina para adultos.

© Direitos Reservados

Inspirado no mundo das artes e da escrita, o “Jogo dos Gabinetes” é uma oficina encenada de criação de livros a partir da visita a doze gabinetes temáticos. No interior de cada gabinete, através de várias técnicas e estímulos visuais, as crianças vão construindo os componentes fundamentais de uma história, que posteriormente organizam na criação de um livro novo e único.  

«Personagens», «Lugares» e «Acontecimentos» são alguns dos temas da conceção plástica do interior destes doze gabinetes que estimulam a criação de uma narrativa. Apresentado no palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, “Jogo dos Gabinetes” terá uma série de sessões destinadas ao público escolar e instituições, de 25 a 29 de outubro (às 10h30, 14h30 e 16h00), e ainda duas sessões especialmente direcionadas para famílias, no dia 31 de outubro, domingo, às 15h30 e às 17h00. 

Com “Criação Livreira” propõe-se a realização de encontros em que o tema é a criação e manufatura de livros. O objetivo é proporcionar aos participantes, através de diferentes técnicas e modelos, um conjunto de ferramentas, métodos, sugestões e conhecimentos que potenciem o desenvolvimento de atividades em torno da leitura e da escrita. Esta oficina terá lugar no dia 30 de outubro, sábado, às 10h00 e às 15h00, e destina-se a profissionais e estudantes ligados à educação, bem como a outras pessoas interessadas.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?