José Neves doa 5 milhões para “ajudar a transformar Portugal”

O empresário vimaranense, José Neves, que recentemente criou uma fundação com o seu nome, vai investir 5 milhões de euros nos próximos dois anos, numa iniciativa piloto.

José Neves lançou na passada quinta-feira, 17 de setembro, a sua Fundação, com o objetivo de “transformar Portugal numa sociedade de conhecimento” e apostar “na educação universal, contínua e acessível ao longo da vida”, revelou na apresentação da fundação em Lisboa.

A Fundação José Neves tem como principais objetivos a “promoção da democratização da aprendizagem focada nas competências para o futuro, ajudar no desenvolvimento dessas mesmas competências apoiado em dados e projetos, projetar a educação do futuro e o despertar do desenvolvimento pessoal e individual”.

Segundo uma entrevista do empresário ao Dinheiro Vivo, a iniciativa piloto “começará com 100 cursos, de 22 instituições portuguesas, entre universidades, politécnicos, etc”. Também vão ser distribuídas cerca de 1500 bolsas aos alunos.

Nessa mesma entrevista, o empresário vimaranense revela a sua preocupação em “acelerar as competências” dos trabalhadores portugueses para a nova economia digital, nomeadamente em contexto da pandemia da covid-19. “Não podemos esquecer que há muitas pessoas que não têm as competências mínimas para participar nesta nova economia e isso é preocupante, porque corremos o risco de criarmos um exército de permanente de desempregados”, acrescenta José Neves.

Segundo a edição de julho/agosto da revista Forbes (versão portuguesa), José Neves está em quarto lugar na lista dos 50 mais ricos de Portugal. Ainda de acordo com este órgão de comunicação social, o empresário de Guimarães construiu a sua fortuna a partir do zero.

José Neves é o fundador da Farfetch, uma plataforma líder mundial no mercado online da moda de luxo e conta com uma fortuna estimada em mais 1010 milhões de euros, isto segundo dados de julho de 2019.

José Neves torna-se o primeiro português a juntar-se à organização The Giving Pledge

O movimento foi criado em 2010 e integra 211 das personalidades mais ricas de 24 nacionalidades, que estão dispostas a doar parte das suas fortunas para causas filantrópicas, atuando em causas sociais como o combate à pobreza, a reforma da justiça, o auxílio em catástrofes, a educação ou a saúde e investigação médica.

José Neves tornou-se signatário da organização fundada por Bill Gates, Melinda Gates e Warren Buffett.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?