Junta de freguesia de Ponte reforça laços com Tourcoing, cidade do norte de França

A junta de freguesia da vila de Ponte, concelho de Guimarães, formalizou um protocolo com a cidade de Tourcoing, de França, assente na “Carta da Amizade”, que visa fortalecer relações culturais e sociais, na sequência da forte comunidade originária de Ponte e que está enraizada naquela região do norte de França.

© JF Ponte

A sessão solene decorreu esta quarta-feira, 16 de outubro, com as presenças do presidente da junta de Ponte, Sérgio Castro Rocha, da autarca de Tourcoing, Marie-Christine e do Cônsul Honorário de Portugal em Lille, Bruno Cavaco.

A ligação entre a vila de Ponte e a cidade francesa resulta de um intercâmbio com os conterrâneos da vila vimaranense e que emigraram para a região de Tourcoing nas últimas décadas.

Sérgio Castro Rocha mencionou, na sua intervenção que “os pontos em comuns são vários” e vincou o interesse em “reforçar esta relação no futuro ao nível cultural e social” perante a disponibilidade que recebeu da própria câmara municipal de Tourcoing em estabelecer esta ligação com a vila de Ponte, complementando com a geminação que já existe com o município de Guimarães.

“A relação entre as cidades de Guimarães e Tourcoing perdura no tempo, na sequência de uma história em comum, principalmente no crescimento exponencial que ambas registaram ao nível da população com a predominância do setor têxtil após a Revolução Industrial. São cerca de dois mil quilómetros que separam as duas cidades, mas ambas caminham de mãos dadas, através de uma estreita relação ao nível cultural e também social. É neste contexto que a Vila de Ponte também se compromete a caminhar com Tourcoing, para manter as tradições bem vivas das nossas gentes e dos nossos conterrâneos”, constatou o presidente da junta de Freguesia de Ponte.

A maire de Tourcoing, Doriane Bécue, definiu este ato simbólico como um momento de “muito orgulho e grande emoção” para Tourcoing e Ponte na medida em que “compartilham valores universais de hospitalidade e fraternidade”.

“Este evento marca um momento poderoso na história dos nossos dois municípios, e das nossas duas comunidades. Um momento que simboliza o desejo comum de abertura, cooperação e proximidade, numa nova relação, através dos laços que nos unem e toda a riqueza que a cultura portuguesa nos traz”, salientou ainda Doriane Bécue numa mensagem que partilhou nas redes sociais.

Tourcoing é uma cidade do norte de França, com cerca de 100 mil habitantes, e que acolheu milhares de emigrantes portugueses, sendo muitos destes originários da vila de Ponte, situada próximo de Lille e da fronteira com a Bélgica.

Entre outros, destacam-se alguns pontos turísticos como a Igreja de São Cristóvão, do século XV-XVI, considerada uma das mais belas construções em estilo neogótico, construída em pedra e tijolo, com uma torre de 80 metros de altura e com mais de 80 sinos, e ainda o Hospice de Havre, fundado em 1260, com uma capela que datam do século XVII e hoje está transformado num centro de exposições e artes.

Além de Guimarães, a cidade de Tourcoing está ainda geminada com outras cidades europeias como Berlim (Alemanha), Biella (Itália), Jastrzebie Zdroj (Polónia), Mouscron (Bélgica), Muhlhausen (Alemanha) e Rochdale (Reino Unido).

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES