Lar de Santo António comemorou 90 anos de serviço à comunidade
O Lar de Santo António celebrou, no dia 04 de outubro, o seu 90.º aniversário, reafirmando o seu papel fundamental no apoio aos mais vulneráveis em Guimarães.

© Lar de Santo António
Fundado como Casa dos Pobres em 1934 no Largo de Donães, a instituição mudou-se para Creixomil e continua a cumprir a sua missão social, prestando hoje apoio a 82 utentes em regime de internamento, 18 em centro de dia e 24 através de apoio domiciliário.
Na cerimónia de celebração, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destacou o impacto da instituição. “Este Lar tão querido dos Vimaranenses começou com a Casa dos Pobres para dar refeições, agasalho e banho aos passantes e hoje é uma estrutura sólida de apoio social que continua a fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, começou por referir.

© Lar de Santo António
João Ferreira, presidente do Centro Distrital de Segurança Social de Braga, elogiou a visão dos fundadores que, em 1934, num contexto de grandes dificuldades, criaram esta instituição que ainda hoje desempenha um papel essencial na construção de uma sociedade mais inclusiva.
A instituição mantém várias valências de apoio social, incluindo a distribuição de 90 refeições diárias gratuitas e serviços de higiene e lavandaria para pessoas carenciadas. Além disso, participa num projeto de apoio aos sem-abrigo em colaboração com outras entidades.
José Castelar, presidente da Direção, expressou o desejo de que o Lar de Santo António continue a crescer e aumentar o seu impacto social, contando com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para ampliar os seus serviços no futuro.





