LASI e cinco associações instalam-se no novo Centro de Negócios e Inovação de Guimarães
Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, dia 19, o CNIG - Centro de Negócios e Inovação de Guimarães, nas antigas instalações do Cybercentro de Guimarães.
Neste edifício ficará instalado o LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, a Associação Empresarial de Guimarães, a Associação Vimaranense de Hotelaria, a Confederação Empresarial da Região do Minho, a Associação Home From Portugal e a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”.
No seu discurso, Domingos Bragança, presidente da câmara municipal, que vai disponibilizar o espaço a estas entidades através de contrato comodato, valorizou a transformação realizada nos últimos anos naquela zona da cidade, promovendo a criação de um polo “cultural e de conhecimento”, nomeadamente pela instalação do Centro de Ciência Viva, o Instituto de Design, a Universidade das Nações Unidas, a Prochild e, mais recentemente, com a requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida, a chegada das Artes Performativas e Visuais, e também a música pela Academia Valentim Moreira de Sá.
O presidente da câmara municipal destacou também as vantagens que podem advir da partilha do mesmo local por entidades com finalidades diferentes, desejando que também pela “partilha de pensamento e discussão possam surgir até novos projectos colaborativos” entre elas. Vincou ainda que a partilha de espaços do Centro de Negócios e Inovação de Guimarães pode ser vantajoso do ponto de vista económico, pelas entidades poderem “racionalizar custos”.
Na cerimónia de assinatura dos contratos de comodato estiveram presentes os responsáveis pelas instituições e associações que vão ocupar aquele espaço na zona de Couros. Nomeadamente Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor para Investigação e Inovação da Universidade do Minho, pela LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, Rui Castro Dias, presidente da Associação Empresarial de Guimarães, José Diogo Silva pela Associação Vimaranense de Hotelaria, a Confederação Empresarial da Região do Minho esteve representada pelo presidente José Ceia, a Associação Home From Portugal por Xavier Leite e a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” pela presidente Filomena Frazão de Aguiar.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
A Federação Distrital de Braga do Partido Socialista (PS) encerrou o processo de escolha dos cabeças de lista às Autárquicas 2025, para os quatro concelhos que formam o Quadrilátero Urbano, nomeadamente Guimarães, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
Dezembro 3, 2024
Depois de uma longa paragem, o Vitória B regressou em força, e na 10ª jornada do Campeonato de Portugal bate o Bragança, que lidera a tabela, em casa por 4-0.
Dezembro 3, 2024
Detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Famalicão.