Liga Neno 2025 bate recordes e dedica jornada ao futebol feminino

A Liga Neno 2025 terminou em festa, com a maior participação de sempre, segundo a organização, e um marco importante para o desporto em Guimarães: uma jornada inteiramente dedicada ao futebol feminino. Ao longo de três meses, mais de 700 crianças, de dezenas de clubes do concelho, participaram nesta competição de futebol infantil, que juntou desportivismo, espírito de equipa e inclusão.

© CMG

Disputada nos escalões de Sub-7 e Sub-9, a Liga Neno decorreu em seis recintos desportivos do concelho — S. Cristóvão, Aldão, Tabuadelo, Santo Estêvão, Polvoreira e Creixomil — com jogos no formato 5×5, campos de 40×20 metros e partidas de 30 minutos. A competição foi mais do que uma disputa por resultados: promoveu valores como o respeito, a entreajuda e o bom comportamento, com o “Ranking Bem Jogado” a premiar “atitudes exemplares tanto dentro como fora das quatro linhas”.

A final realizou-se no passado dia 24 de maio, na Pista Gémeos Castro, onde foram consagradas as equipas vencedoras: G.C.D. Águias Negras de Tabuadelo (Traquinas), C.D. Gémeos (Traquinas) e G.D. Taipas (Petizes). Como prémio, os jovens atletas destas equipas vão visitar a Cidade do Futebol, em Lisboa, onde terão oportunidade de conhecer o espaço de trabalho das seleções nacionais e conviver com figuras ligadas ao futebol português.

O grande destaque desta edição foi, no entanto, a aposta no futebol feminino. Pela primeira vez, foi realizada uma jornada exclusivamente dedicada a atletas femininas, “com grande número de inscritas e com a presença de equipas compostas integralmente por raparigas”. “Um sinal claro de que o futebol vimaranense está a abrir portas à igualdade de género e a fomentar a participação de todas e todos no desporto desde a infância”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS