A segunda fase de vacinação vai decorrer com dois critérios em paralelo: por idade, dos mais velhos para os mais novos, começando nos 79 até aos 70 e daí em diante, sem olhar a doenças existentes, e em simultâneo vão continuar a ser vacinados determinados doentes.

Está a ser ponderada a exclusão dos doentes com hipertensão arterial e também os diabéticos tipo II por se considerar que são patologias maioritariamente associadas ao envelhecimento. Desta forma, é considerado que não faz sentido manter a prioridade quando são os mais velhos que estão a ser vacinados. Mas há outros doentes a entrar na lista das prioridades: os transplantados ou com patologias neuromusculares.
Nestes casos deverá cair o critério da idade quando associado à doença, ou seja, se uma determinada patologia for considerada de risco todos os doentes serão vacinados e não apenas os que tenham entre os 50 e os 64 anos como estava até agora previsto.
As alterações já foram propostas pela comissão técnica de vacinação mas a task force ainda terá de ser ouvida. Só depois será alterada a norma que define as prioridades da vacinação.