Luísa Amaro homenageia hoje Carlos Paredes no Teatro Jordão

Trinta e seis anos depois de ter partilhado o palco do Teatro Jordão com Carlos Paredes, Luísa Amaro regressa esta quinta-feira, 16 de outubro, a Guimarães, para celebrar o centenário do nascimento do mestre da guitarra portuguesa.

© Susana Neves

O concerto tem início às 21h30, com entrada gratuita, e é promovido pelo Cineclube de Guimarães, em parceria com o Município de Guimarães.

Em 1989, o lendário músico apresentou-se pela primeira e única vez em Guimarães, num espetáculo inesquecível organizado pelo Cineclube, acompanhado precisamente por Luísa Amaro. Décadas depois, a história repete-se — desta vez em tom de homenagem. Amaro regressa ao mesmo palco para recordar “o maior guitarrista português de guitarra portuguesa”, descrevendo Paredes como “um artista virtuoso e humanista, que lutou sempre por uma sociedade mais justa”.

O programa percorre algumas das composições mais icónicas de Carlos Paredes, como “Mudar de Vida, Canto do Rio e Verdes Anos”, intercaladas com criações da própria Luísa Amaro. Nos últimos anos, a guitarrista tem explorado novas sonoridades e linguagens, cruzando a guitarra portuguesa com outros instrumentos e universos musicais.

No palco do Teatro Jordão, Amaro será acompanhada por Gonçalo Lopes (clarinete) e Inês Vaz (acordeão). Durante cerca de 90 minutos, o público é convidado a uma viagem poética pela herança artística e humana de Carlos Paredes — “um homem tímido, que se escondia nos acordes da sua guitarra, mas cuja música continua a expandir o tamanho do mundo”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS