
Manta: O “festival para gente sentada” balançou ao ritmo de Lura
O Festival Manta, que marca o regresso da atividade cultural ao CCVF, continua neste sábado, com música perfumada de inspiração africana. Hoje há Aline Frazão e Nancy Vieira.

Numa noite em que a ameaça da chuva pairava no ar, Lura, trouxe luar aos jardins do palácio Vila Flor, e ligou duas nações que vivem no seu coração, um coração que balança entre Portugal e Cabo Verde. A chuva não chegou a tempo de estragar a celebração, e o Manta voltou a encantar os presentes. A primeira noite contou também com Tristany.

O Festival Manta, que marca o regresso da atividade cultural ao CCVF, continua neste sábado, com música perfumada de inspiração africana. Hoje há Aline Frazão e Nancy Vieira.
Aline Frazão, um dos nomes mais sonantes da nova geração de músicos angolanos, com mais de uma década de carreira e cinco álbuns de originais editados, dá-se a conhecer a Guimarães às 21h30.
Cantora, compositora, guitarrista e produtora, estreou-se em 2011 com “Clave Bantu”. Seguiram-se “Movimento” (2013), “Insular” (2015) e “Dentro da Chuva” (2018), todos aclamados pela crítica especializada. O seu quinto e último álbum de originais, “Uma Música Angolana”, editado no ano passado, foi considerado como um dos melhores discos de 2022 pela imprensa portuguesa e é o mote para o seu concerto a solo no Manta 2023.
Considerada por muitos como a natural sucessora de Cesária Évora, Nancy Vieira é uma das mais reputadas artistas a explorarem no presente o imenso património musical de Cabo Verde.
Tem a seu cargo fechar o festival e deverá trazer consigo o seu novo álbum, “Gente”, com edição marcada para o início de 2024. Nancy Vieira faz-se acompanhar pela sua banda habitual que integra alguns músicos que pertenciam ao grupo de Cesária Évora. “Gente” conta com produção de Amélia Muge, José Martins e de Nancy Vieira, contrapondo um desenvolvimento de encontros de ideias entre músicos de várias nacionalidades, géneros, idades e sentires.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 28, 2023
O vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães" alertou que o "trânsito nas Taipas está caótico", motivado por uma obra "mal estruturada e estudada em termos de circulação."
Setembro 28, 2023
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se temperaturas acima do normal "praticamente para todo o território" nos próximos dias.
Setembro 28, 2023
A ausência total de uma estratégia de habitação por parte do município de Guimarães, é hoje tão incontornável quanto a crise de habitação que vivemos e que não é uma realidade só do nosso concelho.