Manuel Mendes: “Treinar e lutar a 300% para que no dia possa ser feliz”
Vimaranense vai representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

manuel-mendes-barra_fb
Em 2016, com 45 anos, tornou-se o primeiro atleta vimaranense a estar nuns Jogos Paralímpicos e trouxe o Bronze para a Cidade Berço. Para Tóquio 2020, com 50 anos, garante que “as expectativas são idênticas”. O seu compromisso “é dar sempre o máximo na preparação para quando chegar o dia da competição estar o mais bem preparado possível”.

A preparação para os Jogos Paralímpicos é “mais especial”. Trata-se de uma competição “onde estão os melhores” e é preciso “300% para chegar nas melhores condições possíveis”.
O apoio, confirma ao Mais Guimarães, tem sido “incrível”. Refere a autarquia, o Vitória, os vimaranenses, a Federação e o Comité, dizendo que tem “essa obrigação extra de retribuir com o máximo de empenho e profissionalismo possível”.
De sorriso no rosto, garante que a sua promessa e o seu compromisso é “treinar e lutar a 300% para que no dia possa ser feliz”.
Começou a correr com um tio que já fazia atletismo, mas nunca imaginou chegar aos Jogos aos 45 anos. Se lhe perguntassem se, em 2016, estaria apurado para os Paralímpicos, ia rir-se “às gargalhadas”.
Manuel Mendes sagrou-se campeão nacional de Estrada em Desporto Adaptado, em 2015, participou na Maratona de Sevilha ao serviço da seleção nacional, classificando-se em 2.º lugar e batendo o seu recorde pessoal. Esteve na Maratona do Porto, onde alcançou os mínimos para participar no Campeonato do Mundo IPC, em Londres, em abril de 2016. Aí, conquistou o 4.º lugar, batendo, uma vez mais, o seu recorde pessoal. Em 2020, pela sexta vez consecutiva, sagrou-se campeão nacional de Estrada.





