“Marinheiros da Esperança”, uma exposição para celebrar o dia da criança
Os trabalhos realizados pelas crianças que estiveram internadas no serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães dão corpo a uma exposição alusiva ao projeto "Marinheiros da Esperança", inaugurada esta manhã, neste Dia Mundial da Criança.

criancasbarras

Os trabalhos realizados pelas crianças que estiveram internadas no serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães dão corpo a uma exposição alusiva ao projeto “Marinheiros da Esperança”, inaugurada esta manhã, neste Dia Mundial da Criança.
A sessão contou com a presença do Chefe de Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, que realçou o envolvimento da Marinha “neste projeto pioneiro” na interação com as crianças. “A Marinha quer estar fora dos quartéis e levar a fantasia dos mares aos portugueses e, em especial, às crianças”. Nesse sentido, desenvolveu o projeto “Marinheiros da Esperança”, inspirado nas comemorações dos 700 anos da criação formal da Marinha Portuguesa, com a realização de programas pedagógicos para crianças que se encontram internadas em pediatrias. “A Marinha navega com estas crianças desde 2017, no sentido de relançar o desafio da conquista do mar”, sublinhou o Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.
O Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Henrique Capelas, vincou a sua mensagem no Dia da Criança e a ligação à Marinha. “O Mar é a maior riqueza do nosso país e as crianças são o nosso futuro”, enaltecendo uma “simples exposição” de “enorme simbolismo” e desde a primeira hora que o Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães associou-se a este projeto.
Em representação da Câmara Municipal, a vice-presidente Adelina Pinto assinalou o termo “esperança” numa rota definida pelas crianças. “Vivemos um momento especial e particular. Sentimos o silêncio opressivo e temos de garantir às nossas crianças o direito de continuarem a ser crianças, pois continuam a ser o futuro”, vincou Adelina Pinto.
Na inauguração da exposição marcaram ainda presença a Coordenadora do projeto “Marinheiros da Esperança”, Ana Príncipe, o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital, Alves Pinto, o deputado na Assembleia da República, Luís Soares, e representados os vários serviços do Hospital de Guimarães.