“Marinheiros da Esperança”, uma exposição para celebrar o dia da criança

© Direitos Reservados

Os trabalhos realizados pelas crianças que estiveram internadas no serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães dão corpo a uma exposição alusiva ao projeto “Marinheiros da Esperança”, inaugurada esta manhã, neste Dia Mundial da Criança.

A sessão contou com a presença do Chefe de Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, que realçou o envolvimento da Marinha “neste projeto pioneiro” na interação com as crianças. “A Marinha quer estar fora dos quartéis e levar a fantasia dos mares aos portugueses e, em especial, às crianças”. Nesse sentido, desenvolveu o projeto “Marinheiros da Esperança”, inspirado nas comemorações dos 700 anos da criação formal da Marinha Portuguesa, com a realização de programas pedagógicos para crianças que se encontram internadas em pediatrias. “A Marinha navega com estas crianças desde 2017, no sentido de relançar o desafio da conquista do mar”, sublinhou o Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Henrique Capelas, vincou a sua mensagem no Dia da Criança e a ligação à Marinha. “O Mar é a maior riqueza do nosso país e as crianças são o nosso futuro”, enaltecendo uma “simples exposição” de “enorme simbolismo” e desde a primeira hora que o Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães associou-se a este projeto.

Em representação da Câmara Municipal, a vice-presidente Adelina Pinto assinalou o termo “esperança” numa rota definida pelas crianças. “Vivemos um momento especial e particular. Sentimos o silêncio opressivo e temos de garantir às nossas crianças o direito de continuarem a ser crianças, pois continuam a ser o futuro”, vincou Adelina Pinto.

Na inauguração da exposição marcaram ainda presença a Coordenadora do projeto “Marinheiros da Esperança”, Ana Príncipe, o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital, Alves Pinto, o deputado na Assembleia da República, Luís Soares, e representados os vários serviços do Hospital de Guimarães.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?