Máscaras, distância e novos horários: museus reabrem esta segunda-feira

© DR

Comemora-se, esta segunda-feira, o Dia Internacional dos Museus — no mesmo dia em que espaços museológicos, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte podem reabrir, depois de terem fechado portas a 14 de março. E nos espaços sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), como é o caso do Museu de Alberto Sampaio e do Paço dos Duques, a entrada é gratuita. Por outro lado, os espaços semelhantes geridos pela Câmara Municipal não reabriram ainda.

O regresso à normalidade possível nos espaços museológicos é feito com cuidados e regras, seguindo recomendações do Governo e da Direção-Geral da Saúde. Assim, os horários sofreram alterações, bem como os percursos possíveis e a lotação máxima no interior dos museus, monumentos, palácios e galerias de arte. E o uso da máscara é sempre obrigatório.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) indicou algumas linhas orientadoras para o regresso aos museus. Os pagamentos devem ser realizados com cartão (nalguns casos é mesmo obrigatório). Já no que ediz respeito aos bengaleiros, apenas funcionam aqueles que são autónomos, como os cacifos com moedas. Por cada 100 metros quadrados apenas poderão estar cinco pessoas, sendo aplicável o distanciamento de dois metros entre cada um. As lojas dos museus, bem como cafetarias ou restaurantes, poderão estar encerrados ou a funcionar com limitações.


©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?