Matrículas online para novos estudantes da UMinho
O processo de inscrição de novos estudantes na Universidade do Minho vai acontecer exclusivamente online.

O processo de inscrição de novos estudantes na Universidade do Minho vai acontecer exclusivamente online. Foi criada uma equipa de apoio, da qual fazem parte atuais estudantes da instituição, que pretende dar resposta a dúvidas que possam surgir a estes novos estudantes durante o processo de inscrição. A equipa funcionará em permanência, garantindo o atendimento e encaminhamento das dúvidas dos novos estudantes para os respetivos canais.

A UMinho volta a apresentar, no início do ano letivo, um acolhimento inovador para os seus novos estudantes. À semelhança do que aconteceu em 2019, os embaixadores UMinho, estudantes das várias áreas lecionadas na UMinho e devidamente formados para o efeito, irão dar a conhecer a Universidade, as suas unidades orgânicas, os seus cursos e a vida da academia aos seus novos colegas.
Foram cerca de 300 embaixadores que, ao longo da última semana, participaram em atividades de formação nos campi universitários e a UMinho contará com todos estes para as diferentes fases de matrícula e acolhimento do concurso nacional de acesso.
Escolas e Institutos e Associação Académica preparam programas de acolhimento
O programa de acolhimento que, perante as presentes circunstâncias extraordinárias, terá um papel ainda mais importante, resulta da articulação entre a UMinho e a Associação Académica da UMinho (AAUM), contando com a participação generalizada de toda a Universidade e do programa de Tutorias por Pares.
Neste ano letivo o acolhimento aos novos estudantes foi preparado pelas Escolas e Institutos num formato desdobrado, garantindo datas, horas e locais específicos para receber os novos alunos de cada curso. Esta medida visa garantir o distanciamento social e a devida higienização dos espaços.
A AAUM integra novamente o programa de acolhimento com a realização de várias atividades ao longo do mês de outubro. A iniciativa Academia à Conversa: A tua Academia de Recursos irá colocar estudantes universitários a partilhar as suas experiências académicas ligadas ao associativismo, desporto e cultura. A estrutura representativa dos estudantes na UMinho preparou ainda o GPS Caloiro, atividade que consiste na promoção de visitas guiadas dinâmicas aos campi da UMinho e às cidades de Braga e Guimarães. A AAUM voltará ainda a apostar em atividades de cariz cultural, desportivo e social, tais como dádivas de sangue, uma sessão sobre violência no namoro, promoções sobre voluntariado, dinâmicas de sensibilização de ação social.
Recorde-se que a divulgação dos resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior ocorre a 28 de setembro, segunda-feira. A partir desse dia, todos os alunos que tenham sido colocados na UMinho na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior vão poder realizar a sua inscrição na academia minhota
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 3, 2025
Esta 17ª edição decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães.
Março 3, 2025
É a folia e a animação que tradicionalmente anima a vila de Pevidém por esta altura.
Março 3, 2025
Abrange as freguesias de Barco, Caldelas, Brito, Pencelo e Fermentões.