Maurício Soares faz balanço positivo na direção do Rotary Club, mas admite “ano difícil”

Maurício Soares termina, esta quarta-feira, o seu mandato de um ano na presidência do Rotary Club de Guimarães.

© Direitos reservados

O dirigente faz um “balanço positivo” enquanto presidente da coletividade e assegura que “foram atingidos os objetivos” a que se propôs.

Maurício Soares destaca alguns dos projetos do clube e a “contribuição relevante para a comunidade”. É o caso do programa Rotary Alimenta, que surgiu no mandato passado, e ajuda atualmente 22 famílias vimaranenses carenciadas. Tratam-se de cabazes mensais com bens de primeira necessidade que chegam gratuitamente às cerca de 80 pessoas, cerca de 40 adultos e 40 crianças, que compõem essas duas dezenas de agregados familiares.

O programa de cadeira de rodas do Rotary, que surgiu pelas mãos de João Monteiro, foi outro dos projetos destacados. Até ao momento, o clube conseguiu adquirir 100 unidades que são disponibilizadas gratuitamente à sociedade ou a diversas instituições de solidariedade do concelho, em função das necessidades.

Este ano, o clube vimaranense foi também o que mais contribuiu para a Fundação Rotária em Portugal, com um donativo que ultrapassou os 800 euros, por isso, um dos membros do Clube será distinguido esta noite com um título Paul Harris.

Num ano que ficou marcado pelo início da guerra na Ucrânia, Maurício Soares lembra ainda que o Rotary Clube de Guimarães teve “um papel ativo na recolha e junção de bens essenciais que foram levados para aquele país”.

Tratou-se de “um ano difícil”, em que muitas das reuniões com os “companheiros” foram realizadas em formato online. “Desde que retomamos as reuniões presenciais claro que temos outro espírito e outra dinâmica” que é necessária dado “o aumento dos pedidos de ajuda que têm chegado nos últimos tempos”. “Aquilo que esperamos para o futuro é continuar a servir a comunidade, que é esse o nosso intuito”, finalizou.

Esta noite, na Pousada Mosteiro de Guimarães, decorrerá um jantar de transmissão de tarefas do Rotary Club de Guimarães. Arlindo Tomaz prepara-se para agarrar a presidência da coletividade com “o apoio de todos aqueles que integram o clube”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?