Médico vimaranense Hélder Pereira em evento mundial sobre tratamento das lesões de cartilagem do tornozelo
Entre os presentes, esteve o vimaranense Hélder Pereira, Ortopedista e Investigador, que integra há cerca de 15 anos este restrito grupo de estudo, representando assim a Medicina e Traumatologia Desportiva Portuguesa ao mais alto nível.

Decorreu nos passados dias 03 e 04 de Abril, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, a 9ª Conferência da “International Society for Cartilage Repair of the Ankle” para estabelecer, juntamente com alguns dos mais reconhecidos especialistas mundiais de mais de 30 países e 6 continentes , o presente e futuro do tratamento das lesões da cartilagem do tornozelo. Este grupo integra clínicos ligados aos maiores clubes desportivos, federações e seleções de todo o Mundo do Desporto, representando o culminar de um trabalho exigente durante os últimos cinco anos.
O objetivo deste grupo de trabalho foi avaliar todas as opções, avanços e resultados mais recentes para estabelecer as diretrizes internacionais para o tratamento da cartilagem do tornozelo em lesões osteocondrais do tornozelo.
Segundo Hélder Pereira, atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT) , “os problemas da cartilagem, não raras vezes associados a sequelas de entorse do tornozelo, pela sua frequência e potencial impacto na “performance desportiva” (ou mesmo na simples capacidade de praticar desporto) merecem todo o empenho e investimento da sociedade científica. É paradigmática a história de Marco Van Basten, tornada pública pelo próprio, e que foi determinante no alertar para este problema há já algumas décadas, por um dos fundadores deste grupo de estudo, o Prof. Niek Van Dijk.. O tratamento “perfeito” da instabilidade e/ou das lesões da cartilagem do tornozelo estão longe de ser objetivos plenamente alcançados, mas temos hoje seguramente mais e melhores opções para os nossos atletas e demais pacientes”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.
Abril 18, 2025
Chegou ao fim mais uma edição da campanha solidária “Cabazes de Páscoa”, promovida pelo Lions Clube de Guimarães. A iniciativa contou com a colaboração de várias entidades locais e permitiu a recolha de alimentos essenciais para compor 54 cabazes destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.