Ministra da Cultura sugere classificação do Santuário da Penha como monumento nacional
A Ministra da Cultura, o Secretário de Estado Adjunto da Presidência e o presidente do Património Cultural, IP visitaram recentemente a Estância Turística da Penha, em Guimarães, tendo sugerido a classificação do Santuário da Penha como monumento nacional.

A informação é avançada pela Irmandade da Penha, que dá conta de uma visita informal da ministra, de Rui Armindo Freitas e João Soalheiro, à Penha, juntamente com os deputados da Assembleia da República, Emídio Guerreiro e Ricardo Araújo. A visita foi conduzida por Roriz Mendes, Juiz Presidente da Irmandade da Penha, que se fez acompanhar por elementos dos órgãos sociais da Irmandade.
“Aquando da visita ao Santuário da Penha – um exemplar único da arquitetura religiosa de Marques da Silva, inaugurado em 1947 – foi igualmente analisado o projeto de reabilitação do Hotel da Penha da autoria do conceituado arquiteto Noé Diniz que seguirá as linhas mestras de Raul Lino, autor do desenho original”, refere a nota à imprensa.
“A um lugar de memória. Historicamente preservado e valorizado com um empenho e um trabalho extraordinário, o meu reconhecimento e a minha profunda gratidão”, registou a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, no livro de honra da Irmandade da Penha.
João Soalheiro, presidente do Património Cultural, IP, refere ainda, “incentivou a Irmandade a abrir-se ao futuro com criatividade e toda a entrega”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.