Mobilidade académica traz estudantes de várias nacionalidades a Guimarães

A iniciativa resulta de uma colaboração entre a autarquia vimaranense e a Universidade do Minho, através do Serviço de Apoio à Internacionalização.

© Erasmus

O Município de Guimarães recebeu, no passado dia 30 de janeiro, um novo grupo de estudantes internacionais que irá realizar um período de mobilidade académica ao abrigo do programa Erasmus+.

Os estudantes irão frequentar a Universidade do Minho durante o segundo semestre do ano letivo, entre fevereiro e junho de 2026, estando distribuídos pelos campi de Azurém, Couros e Gualtar. Ao longo deste período, os alunos terão a oportunidade de integrar uma experiência académica e cultural marcada pela partilha de conhecimentos e pela convivência entre diferentes nacionalidades.

A sessão oficial de acolhimento teve lugar no Auditório Nobre do Campus de Azurém. Em representação do Município de Guimarães, Diogo Costa deu as boas-vindas aos participantes, apresentando as principais características e potencialidades do concelho, com destaque para a sua dimensão histórica, cultural e inovadora.

Durante a intervenção, foi sublinhado o trabalho desenvolvido por Guimarães nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, enquadrado no reconhecimento do concelho como Capital Verde Europeia 2026. Este destaque reforçou a imagem de Guimarães como um território comprometido com práticas sustentáveis, inovador e aberto à comunidade internacional.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de valorização da educação, da cidadania europeia e da internacionalização, reconhecendo os programas de mobilidade académica como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências académicas, sociais e culturais. Ao promover o contacto intercultural, estas experiências contribuem para o reforço da tolerância, do respeito pela diversidade e de uma maior abertura à compreensão do outro.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS