MODALIDADES DE DESPORTO CHEGAM ÀS ATIVIDADES DE 51 ESCOLAS VIMARANENSES

©CMG

São mais de mil os alunos, entre os 3 e os 10 anos, abrangidos pelo projeto de intervenção desportiva “Petizes Felizes”, uma aposta do programa de educação do Município de Guimarães, que contempla os 14 agrupamentos de escolas concelhias e que envolve, também, os clubes da região.

A iniciativa visa proporcionar às crianças de Guimarães “a experimentação das diferentes modalidades desportivas, através de um programa de colaboração com clubes e associações desportivas, potenciando a experiência de formação nas respetivas modalidades”, refere comunicado da Câmara Municipal de Guimarães.

Para tal acontecer, foram estabelecidos protocolos com o Clube Desportivo Xico Andebol, Vitória Sport Clube, ARCAP – Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Ponte, AJKP – Associação Juvenil Karaté Portugal, CART – Centro de Atividades Recreativas Taipense, Clube Rope Skipping das Taipas, Guimarães Rugby Union Footbal Club e ainda Guimagym, que dinamizam as atividades num modelo rotativo pelas 51 escolas do ensino básico e jardins de infância.

De acordo com a vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, citada no mesmo documento, “o projeto nasce da análise efetuada sobre a aplicação da atividade física desportiva nas crianças em contexto das atividades de componente e apoio à família”. O executivo entendeu “alterar o paradigma de intervenção no sentido de melhorar a qualidade da oferta, proporcionar uma maior eficácia na atividade física e alargar o leque de escolhas aos alunos para as mais diversificadas modalidades desportivas”. Assim, aumenta-se “a diversidade de oferta” e existem “mais probabilidades de que cada criança encontre o seu desporto”.

O Município de Guimarães, em parceria com a Tempo Livre (que assume contratação e a coordenação dos professores), “entendeu que esta era a oportunidade para implementar um sistema que permite desenvolver a cultura desportiva nas crianças, alargando o espetro desportivo e trabalhar a base do desporto ao encontro de uma verdadeira formação nesta interação com os clubes e associações”, explica o comunicado. Estão designados 15 professores nas escolas de forma a dinamizar as atividades físicas e desportivas. As aulas decorrem no período das 15h30 às 17h30, para as crianças dos 3 aos 6 anos. Já para as crianças dos 6 aos 10 anos, o horário estipula-se entre as 17h30 e as 18h30.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?