Monumentais Festas do Enterro da Gata têm início esta noite

Com início a 5 de maio, com o Velório da Gata e as Serenatas, a festa prolonga-se até dia 12 com concertos a partir de dia 6.

serenatas-tuna-uminho-Barra-+G-10-anos

Com início a 5 de maio, com o Velório da Gata e as Serenatas, a festa prolonga-se até dia 12 com concertos a partir de dia 6.

© Joana Meneses

O velório da Gata, esta noite, em Braga, é o verdadeiro ponto de partida para o início das festividades académicas das Monumentais Festas do Enterro da Gata. Marca o início de uma nova etapa para os estudantes. O início do início para uns. O início do fim para outros.

Ecoam cânticos, iluminam-se as ruas, preenchem-se os caminhos com os estudantes. Todos num só sentido e para um só sentido: o “funeral da Gata”, na estação de caminho-de-ferro de Braga. A efeméride simboliza tudo o que de mal correu aos estudantes, ao longo do ano. Escolhas precipitadas, más decisões, arrependimentos, insucesso escolar.

A Gata é transportada pela Ordem Profética da Universidade do Minho (OPUM DEI) e pelos Gorkas e recebida por uma multidão, na estação de comboios bracarense. Percorrendo as ruas da cidade de Braga até ao Largo do Paço, “os falsos clérigos” lembram a falecida “Gata”. Por entre as lamúrias, membros da Ordem Profética lêem o testamento da felina, no qual constam referências a múltiplos acontecimentos outrora vividos ao longo do ano.

Com a chegada ao Largo do Paço e após uma curta exibição, os membros da Ordem Profética recolhem a Gata para dentro da reitoria – os primeiros acordes que marcam o início de um novo ciclo e de sete dias de festa em nome dos estudantes.

Começam as serenatas. É tempo de silêncio. De contemplação e de tradição. No largo da Sé, as Serenatas Académicas, ao som do Sina – Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho, levam centenas de tricórnios pretos que abalam ao sabor do vento.

Entre os dias 6 e 12 de maio, o Altice Forum Braga recebe com nomes como Slow J, Lon3r Johny, Ana Malhoa, Quim das Remisturas, T-Rex, Papillon, Quim Barreiros, Kalhambeke, Dillaz, Wet Bed Gand ou Deejay Telio.

No sábado, dia 6, os finalistas da academia minhota vão finalizar um capítulo das suas vidas na Imposição de Insígnias, em Braga e Guimarães, e na Missa de Finalistas, em Braga.

Recorde que, como é já tradição, na quarta-feira, dia 10 de maio, a Academia Minhota sai à rua com o Cortejo Académico a percorrer as ruas de Braga.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES