Município aprova mais de 3,2 milhões de euros em apoios às IPSS e Associações Desportivas

Na reunião do Executivo Municipal da passada quinta-feira, 18 de setembro, foram aprovados apoios diretos às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e a clubes desportivos, ao abrigo dos respetivos regulamentos municipais.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

No âmbito do Regulamento de Apoio às Instituições de Solidariedade Social, relativo ao ano de 2025, foram aprovadas 29 candidaturas, num montante global de 1.172.500 euros. Os apoios concentram-se sobretudo em projetos de reforço da capacidade de resposta em berçários e creches (644 mil euros) e em iniciativas de inovação social para o envelhecimento ativo (528,5 mil euros).

Além destas, foram ainda analisadas e propostas para financiamento 47 candidaturas adicionais, abrangendo áreas como infância e juventude, igualdade de género, apoio a pessoas com deficiência, combate à exclusão social, promoção do envelhecimento ativo e reforço da resposta comunitária, no valor total de 1.295.880 euros. Assim, refere o município, em 2025, o montante global de apoios diretos às IPSS ascende a 2.468.380 euros.

Já no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto (época 2024/2025), foram consideradas 156 associações desportivas registadas. Os apoios aprovados distribuem-se por três áreas: Construção e requalificação de instalações desportivas: 368.586 euros, abrangendo obras de iluminação, relvados, bombas de calor e pavilhões; Aquisição de material desportivo e viaturas: 422.069 euros, incluindo tatamis, equipamentos e carrinhas de transporte, e para deslocações a competições nacionais e internacionais: 9.000 euros, com apoio logístico, material e financeiro a atletas.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS