Município de Guimarães alerta para agravamento do estado do tempo até quarta-feira
O município de Guimarães alerta a população para o agravamento das condições meteorológicas entre esta terça, dia 16 de janeiro, e quarta-feira, dia 17.
Em comunicado, Sofia Ferreira, vereadora com os pelouros da Proteção Civil na câmara municipal de Guimarães, anuncia a previsão de precipitação “durante o dia 16 períodos de chuva persistente, aumentando de intensidade a partir do meio a tarde, tornando-se forte e acompanhada de trovoada. Dia 17 aguaceiros por vezes fortes, diminuindo de intensidade a partir da tarde, sendo os períodos mais críticos entre as 18h00 do dia 16 e as 18h00 do dia 17 de janeiro.”
Além disso, a autarca acrescenta a previsão do agravamento do vento ” até 30 km/h de sul com rajadas até 75 km/h, sendo os períodos mais críticos entre as 15h00 do dia 16 e as 21h00 do dia 17 de janeiro.”
Devido às previsões, o município alerta para as seguintes ocorrências:
• Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
• Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos
sistemas de drenagem;
• Possibilidade de inundações em zonas historicamente mais vulneráveis em resultado do transbordo de
linhas de água;
• Inundações de estruturas urbanas subterrâneas em virtude de deficiências de drenagem;
• Danos em estruturas montadas ou suspensas;
• Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte bem como de afetação de
infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
• Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos,
pela perda da sua consistência e podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de
incêndios rurais, ou por artificialização do solo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
Setembro 17, 2024
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, deteve no domingo um homem de 48 anos por incêndio florestal na freguesia de Serzedelo, no concelho da Póvoa de Lanhoso. O detido, e suspeito da autoria de outros incêndios na zona envolvente, será presente no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso nesta terça-feira, dia 17 de setembro, para a aplicação das medidas tidas por adequadas.