Mural da Juventude inaugurado no Largo da Oliveira
O município de Guimarães inaugurou, no passado domingo, dia 24 de março, o Mural da Juventude no âmbito da Semana da Juventude.

O mural foi criado, desenhado e pintado por vários jovens vimaranenses em articulação com Cristina Vilarinho, artista especialista em azulejos. A sessão, que encerrou a Semana da Juventude de Guimarães, contou com a presença de Nélson Felgueiras, vereador com os pelouros da Juventude na Câmara Municipal de Guimarães.
Depois de ter inaugurado e exposto no Largo da Oliveira, o Mural da Juventude será colocado no futuro Gabinete Municipal da Juventude, espaço que está a ser ser reconstruído pela Câmara Municipal de Guimarães para dar apoio à população jovem do concelho.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães
No momento da inauguração, o vereador destacou a importância dos jovens para Guimarães, referindo que “uma comunidade sem jovens, ou que não dá atenção aos jovens e não faz essa aposta, é uma comunidade sem futuro. Temos uma população jovem significativa em Guimarães, que têm condições que querem realizar na sua terra e o nosso papel (enquanto município) é olhar para os jovens e dar resposta às suas necessidades e anseios, seja através de inciativas simbólicas como esta, seja através de políticas públicas como as que foram aprovadas recentemente. Os jovens estão no centro da nossa ação e são muito importantes para Guimarães”, finalizou Nélson Felgueiras.
Cristina Vilarinho afirmou que foi “uma surpresa constatar o interesse dos jovens pela azulejaria” arte que trabalha o azulejo, “um dos ícones identitários do nosso país.” A artista frisou ainda que “foi um prazer ministrar as duas oficinas que tinham como objetivo a construção do painel coletivo. Após a demonstração de técnicas de pintura sobre azulejos, os jovens foram desafiados a pensar aquilo que é ser jovem nos dias de hoje, o que querem e o que faz falta.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 19, 2025
A associação Curtir Ciência alterou a sua denominação para deixar de fazer referência à Rede Ciência Viva, da qual deixou de fazer parte em março do ano passado, por não preencher as condições.
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.