Museu Alberto Sampaio recebe residência artística para explorar a identidade através do têxtil

Iniciativa decorre entre 25 e 27 de agosto e convida o público a participar na criação de uma obra coletiva no claustro do museu.

1_Fachada_do_Museu_de_Alberto_Sampaio_3e2e49a731

O claustro do Museu Alberto Sampaio vai transformar-se, entre 25 e 27 de agosto, num espaço de criação artística colaborativa, com a residência “Tecendo Identidade”, conduzida pela artista Idoia Cuesta. A iniciativa integra a programação do Museu à Noite e da edição 2026 da CONTEXTILE, Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, e pretende explorar a relação entre identidade, matéria e prática têxtil.

Durante os três dias, serão realizadas sessões abertas ao público, em formato de oficina, que permitirão aos participantes contribuir diretamente para a criação da obra. A iniciativa destina-se a estudantes de arte e desenho, artesãos, artistas e público em geral, não sendo necessária experiência prévia.

A proposta de Idoia Cuesta assenta no diálogo entre duas fibras de características distintas: a lâmina de madeira de castanheiro, descrita como dura, mas flexível, e a palha de trigo, aparentemente mais frágil, mas que ganha resistência quando entrançada. A artista irá preparar previamente, na sua oficina, a estrutura de base da obra, construída em lâmina de castanho. Em Guimarães, cada participante será convidado a intervir nessa estrutura através da utilização de palha de trigo entrançada, dando forma à sua própria contribuição sob orientação da criadora têxtil.

Mais do que a construção de uma peça artística, a residência pretende refletir sobre a forma como a identidade se constrói através da prática têxtil, promovendo simultaneamente a experimentação de materiais e a partilha de conhecimentos.

Para garantir a diversidade dos contributos, a organização procura reunir grupos diferentes em cada sessão. Ainda assim, quem pretender participar nos três dias poderá inscrever-se em todas as sessões. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do email call.contextile@gmail.com. Cada sessão terá um limite de cinco participantes e a idade mínima é de 15 anos.

As oficinas decorrem nos dias 25, 26 e 27 de agosto, em dois turnos diários: das 10h às 13h e das 15h às 18h.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS