Música, cultura e religião: o programa das Festas da Cidade e Gualterianas

Já é conhecido o programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2022.

gualter

Entre os dias 28 de julho, quinta-feira, e 8 de agosto, segunda-feira, Guimarães vai voltar a vestir as tradicionais cores das Festas da Cidade e Gualterianas. Espaço e tempo de vivência, de movimento e de cor, tornaram-se, ao longo de uma história centenária, numa das mais relevantes atrações festivas de toda a região.

O cartaz dos dias de festa inclui concertos, animação, exposições, cantares ao desafio e outras atividades que prometem animar os vimaranenses e os visitantes e estimular a economia e a cultura do concelho. Como manda a tradição, o programa encerra no último dia de celebrações com a Marcha Gualteriana a percorrer as ruas e ruelas de Guimarães a partir das 22h00. O cartaz foi apresentado na manhã de terça-feira, dia 12 de julho, na Fonte Santa de S. Gualter.

Paulo Lopes Silva, vereador com o pelouro da cultura, afirmou que se trata de “um programa vasto, multiparticipado por várias instituições, construído em rede” e que tem como objetivo “dar à cidade este sentimento de pertença e de acolhimento para aqueles que, durante este período, voltam a Guimarães”.

A exposição fotográfica “A Reconstrução – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947”, organizada pela Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, abre as hostes no Largo de São Francisco. É, pois, com um olhar sob o passado que se lançam as Festas da Cidade e Gualterianas de 2022 no dia 28 de junho, quinta-feira.

No dia 29, sexta-feira, abrem-se pela primeira vez 38 expositores no Jardim da Alameda de São Dâmaso para a XXIV Feira de Artesanato e, entre as 18h00 e as 21h00, a Bomboémia, grupo musical da Universidade do Minho que tem por missão divulgar e defender as tradições minhotas, prometem animar a cidade.

No dia 30 de julho, sábado, a música vai transportar os vimaranenses para os anos de 1920. Os responsáveis são os Animadixie, um grupo de jazz dixieland concebido para performances itinerantes na rua. O grupo promete dar ritmos distintos à cidade entre as 18h00 e as 21h00. Depois é hora de jantar para, ao início da noite, pelas 21h30, estar no Largo do Toural para o Festival de Folclore Recreativo de Tabuadelo.

O cartaz deixa antever que um dos momentos mais esperados das Festas da Cidade e Gualterianas de 2020 vai acontecer no dia 5 de agosto, sábado. Os Expensive Soul voltam a encontrar-se com os vimaranenses às 22h00 no palco da Plataforma das Artes e da Criatividade. O grupo musical de Leça da Palmeira, composto por António Conde, conhecido por Demo, e Tiago Novo, conhecido por New Max, têm uma relação especial com a cidade berço: ao abrigo da Capital Europeia da Cultura, em 2012 passaram por Guimarães para um concerto único. O Expensive Soul Symphonic Experience, depois lançado em DVD, levou o duo ao Multiusos e, com eles, um coro de vozes vimaranenses e Os Nicolinos subiram ao palco.

No entanto, ainda na sexta-feira, dia 5 de agosto, há mais para ver e fazer: “Curinga” vai passar pelas ruas da cidade, há o Desfile e Concentração de Grupos de Bombos, Cantares ao Desafio, a Noite de Fado e o Festival de Folclore.

As festividades prosseguem no sábado, dia 6 de agosto. Quando a cidade estiver a despertar, às 09h30, abre a Feira de Gado e Concurso Pecuário no Campo de São Mamede. O dia promete ainda a Orquestra ZABADUM, a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina e a Noite de Fado. Para as 22h00, antes da Sessão de Fogo de Artifício agendada para as 00h30, há espaço para outro dos momentos mais aguardados do cartaz: a subida de Camané ao palco da Plataforma das Artes e da Criatividade.

O fadista português, que dá voz a muitas canções familiares como “Sei de um Rio”, tem o concerto agendado para as 22h00. O domingo, dia 07 de agosto, já com gosto de despedida, promete não deixar ninguém dormir até porque se segue uma espera de um ano para se repetir a festa e, logo pelas 09h00, o Desfile e Concentração de Grupo de Bombos vai calcorrear a cidade, seguido do Desfile de Charretes Antigas. A tarde é reservada à religião: pelas 12h30, a Igreja de São Francisco recebe as Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter e às 18h00 sai para as ruas da cidade a Majestosa Procissão de São Gualter. Há também música com o Ruído à Portuguesa, o Despique de Bandas e a Noite de Fado.

A Marcha Gualteriana, que sai para as ruas às 22h00 do dia 08 de agosto para encerrar o programa, foi alvo das primeiras palavras do discurso de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Na apresentação do cartaz de 2022, o edil destacou o “trabalho excecional” levado a cabo por José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha, e salientou a importância das Festas da Cidade e Gualterianas para o concelho. “São muito apreciadas por todos os vimaranenses e todos os intervenientes querem que as suas realizações sejam cada vez mais bem-sucedidas”, disse. O edil vincou que o município está disponível para aumentar o orçamento caso seja necessário: “a Câmara obviamente apoiará tudo isto e, caso seja necessário, irá reforçar mais um pouco o orçamento para que as Festas da Cidade e Gualterianas 2022 corram de acordo com aquilo que os vimaranenses desejam”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES