MusiCall: artistas vimaranenses agradecem regresso aos palcos
O festival que decorreu este fim de semana, MusiCall, no Centro Cultural Vila Flor, trouxe a palco músicos vimaranenses, independentemente do género, tendência ou estilo musical.
O festival que decorreu este fim de semana, MusiCall, no Centro Cultural Vila Flor, trouxe a palco músicos vimaranenses, independentemente do género, tendência ou estilo musical.
Theo foi o primeiro a subir a palco. João Gonçalves, natural das Taipas, apresentou temas dos dois álbuns que lançou durante a pandemia: Sinner, no verão de 2020, e The World Is Not The Same, em julho. “É a evolução natural da minha música”, explica ao Mais Guimarães.
Esta foi a sua estreia com público e, “apesar de tocar para uma plateia sentada”, garante que foi “espetacular”. “Quem me dera ter isto todas as semanas”, desabafa.
No mesmo dia, Needle, o grupo de Soraia Silva, Luís Costa, Tiago Sousa, Kevin Mota e Xavier Araújo, preencheu o programa do festival com rock progressivo. Numa atuação que marcou o regresso da banda às salas de espetáculo, Tiago diz ter sido “a melhor forma para voltar”.
Não vieram sozinhos e, para marcar o regresso, conseguiram reunir convidados e fazer uma atuação diferente daquilo que costumavam fazer antes de terem parado forçosamente.
O segundo dia de festival marcou a estreia de Yellow Beanie, o seu primeiro concerto com público depois de um concerto para a plataforma em.guimaraes. Nuno Meneses apresentou o seu mais recente álbum, It’s a Nashe World, mas trouxe consigo “uma adaptação para outras sonoridades”, com outros músicos.
O teclista, que se mostrou “super entusiasmado” com este concerto, afirma que atuar na “melhor sala da cidade” é “incrível”. “Num momento em que as pessoas mais precisavam de sair de casa, acho que esta primeira viagem deu uma hipótese de o fazerem através da imaginação de cada um”, confessou.
A primeira edição de MusiCall encerrou com Zebra Libra e, entre outras músicas, apresentaram os seus temas mais recentes e um cover, em português, de Måneskin, a banda vencedora da Eurovisão 2021.
As saudades dos palcos e do público eram muitas e Alex, o único vimaranenses da banda, confessa: “foi incrível poder ver as pessoas e ouvir os aplausos”. Gratos ao MusiCall, agradecem a oportunidade de tocar num palco como o Centro Cultural Vila Flor. “É difícil alguns festivais olharem para bandas como nós, pequenas, que estão a começar”.
Leia a reportagem completa na edição de setembro da revista Mais Guimarães (disponível a partir de 9 de setembro).
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.