Nota de pesar pelo falecimento de José Mattoso
Considerado um dos maiores nomes da historiografia medieval portuguesa.

José Mattoso tinha sido convidado a ser o Presidente Honorífico da Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de São Mamede, que se estenderão até 2030.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressou, através de uma nota de pesar, a sua consternação pelo seu falecimento de José Mattoso
José Mattoso tinha sido convidado a ser o Presidente Honorífico da Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de São Mamede, que se estenderão até 2030, e procurarão incidir sobre os aspetos ligados ao percurso de D. Afonso Henriques, desde o momento em que é armado cavaleiro, em 1125, em Zamora.
José Mattoso, filho do professor do liceu António Gonçalves Mattoso, nasceu em Leiria em 1933, sendo um dos maiores nomes da historiografia medieval portuguesa.
José Mattoso chegou a ser monge, entre os 17 e os 30 anos, tendo-se licenciado em História na Universidade Católica de Lovaina, onde concluiu o seu doutoramento em História Medieval.
Foi Presidente do Instituto Português de Arquivos entre 1988 e 1990 e diretor da Torre do Tombo entre 1996 e 1998. O historiador acumulou, durante a sua carreira, vários prémios como o Prémio Pessoa e o Prémio Alfredo Pimenta, além do galardão do Ensaio do PEN Clube Português.
José Mattoso, que se referiu à batalha de São Mamede de 24 de junho de 1128 como o início da identidade de Portugal, estará para sempre associado ao medievalismo português e à inovação metodológica, através das fontes genealógicas e do estudo antropológico das relações entre famílias nobres portuguesas.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.