Abril com cantigas de maio
NOTAS SOLTAS

JOSÉ LUÍS RIBEIRO Presidente da Associação de Ciclismo do Minho

jose-luis-ribeiro

por JOSÉ LUÍS RIBEIRO

Presidente da Associação de Ciclismo do Minho

  • Manuel Abreu (ciclista vimaranense, campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa, 2º e 3º classificado na Volta a Portugal e vencedor do Grande Prémio do Minho) teve no passado sábado, em Gondar, a primeira de duas homenagens que assinalam o 20º aniversário do seu falecimento. No próximo domingo será a vez do 20º BTT C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu.

No regresso do ciclismo de estrada a Gondar, os pelotões de cadetes e de juniores homenagearam da melhor forma Manuel Abreu que, além de grande ciclista, era reconhecido como um homem simples, humilde, honesto e de grande lealdade desportiva. Foi igualmente bom de ver uma nova geração de vimaranenses ligados ao ciclismo e o regresso de outros que já deram muito de si à modalidade: Jorge Oliveira, José Campos, José Luís Galdamez e Manuel Nóbrega, entre outros. Certezas do presente e glórias do passado velocipédico também marcaram presença: o ciclista José Mendes e o ex-ciclista Paulo Barroso.

  • Foi através de Mário Miranda – também presente em Gondar – que Manuel Abreu despontou para o ciclismo. Mário Miranda foi ciclista profissional e treinou equipas da Coelima e Garcia Joalheiro. Membro honorário da Associação de Ciclismo do Minho, é um dos nomes grandes do ciclismo vimaranense que merecerão um justo tributo.
  • O Down Hill (vertente do ciclismo com tradição em Guimarães, tanto ao nível de atletas e equipas como de eventos), apesar de alguma estagnação generalizada, estará perante uma possibilidade de rejuvenescimento no concelho. A parceria entre o BTT Torcatense e a Get Pro Sports, além de permitir que alguns atletas não ficassem órfãos de equipa, começa a apresentar resultados, desejando-se que o projeto se consolide e perdure no tempo.
  • O Parque Desportivo de Souto Santa Maria tem recebido a visita técnica de vários especialistas com vista à criação de um circuito permanente de Cross Country Olímpico. Está em aberto a hipótese de Souto Santa Maria acolher a prova de XCO do Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário (2018) e outras competições do Minho, nacionais e internacionais.
  • Dos vários vimaranenses que têm despontado no ciclismo, Pedro Lopes começa a destacar-se. Iniciou-se no BTT Torcatense e, entretanto, sagrou-se Campeão Nacional de BTT – Desporto Escolar, Campeão do Minho e vencedor da Taça de Portugal de ciclismo de Estrada. Participou no Festival Olímpico da Juventude Europeia e este ano, num pelotão nacional de juniores bastante competitivo, tem estado ao melhor nível. Nos próximo dias, o jovem de Mesão Frio poderá ver o seu esforço, dedicação e garra reconhecidos com uma chamada à Seleção Nacional.
  • Está próxima a 9ª edição do “Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal”. No dia 24 de junho, na “festa do ciclismo de lazer” em que pode participar toda a família, pretende-se incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128). Inscrições (gratuitas) em breve em www.acm.pt.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Cantigas de Maio
Jom
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES