O DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA PORTUGUESA
por Mário Moreira

por Mário Moreira
A Assembleia da República aprovou em 2015 por unanimidade o dia nacional da gastronomia portuguesa, no último domingo de Maio de cada ano.
A gastronomia, elevada a património cultural no ano 2000, é um dos pilares identitários da nossa história com uma memória de saberes e sabores inagualável. Potenciar a qualificação dos produtos tradicionais, do património cultural e valorizar a gastronomia, é uma importante tarefa que compete a todos. Acabamos de ser premiados pelo melhor azeite frutado do mundo.
Em Portugal existe um conjunto diversificado de produtos (DOP) Denominação de Origem Protegida e de (IGP) Identificação Geográfica Protegida, que certifica a excelência dos produtos regionais.
O crescimento do turismo e de turistas que se deixam conquistar pelo estômago, é prova evidente que a gastronomia portuguesa é uma marca de excelência, reconhecida em todo o mundo. Verdadeiro motor de desenvolvimento, impulsiona e garante autenticidade numa prática de alimentação saudável, prazer e de bem-estar.
Não admira, pois, que a gastronomia portuguesa figure no Top 5 das preferências dos milhões de turistas que nos visitam. O mesmo sentimento têm os cerca de 5 milhões de portugueses que vivem fora do país.
A melhor forma de a preservarmos é estarmos atentos e sermos exigentes, pela sua autenticidade e defesa intransigente, contra as mais hábeis e subtis formas de adulteração e aldrabice.
Ao valorizarmos a nossa gastronomia não podemos esquecer que uma parte significativa deste sucesso se deve ao imaginário, ao empenho e rigor, ao profissionalismo e dedicação dos profissionais da restauração e hotelaria, que nas multifacetadas funções, diariamente, dão o melhor contributo para a sua elevação e grandeza.
Numa justa homenagem a este dia, a receita que vos apresento, tem como base dois produtos DOP de excelência, “Carne Cachena da Peneda/Gerês”. Carne suculenta de animal de pequeno porte que se distingue pelos seus cornos em espiral que os protege dos ataques dos lobos e o “Queijo Serra da Estrela”, com leite de ovelhas criadas na serra e alimentadas em pastagens espontâneas.
Bife da Cachena Braseado e Queijo amanteigado da Serra da Estrela
Cortar 4 bifes de 300gr cada da alcatra. Colocar na brasa, adicionar sal grosso qb. Efetuar molho, 4 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alho, folhinhas de alecrim e gotas de vinagre balsâmico, triturar e reservar. Cortar uma boa taleiga de queijo e colocar em cima da carne. Cozer batatinhas novas e legumes a gosto, al dente e saltear na frigideira. Adicionar o molho reservado.
Bom apetite! Um abraço gastronómico.
Foto: DR
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 21, 2025
A sessão está marcada para as 10h00 na sala de reuniões dos Paços do Concelho.
Fevereiro 21, 2025
Prossegue a campanha eleitoral, tendo em vista as eleições dos órgãos sociais do Vitória para o próximo triénio.
Fevereiro 21, 2025
Na próxima quarta-feira, dia 26, pelas 18h00, na Biblioteca Raul Brandão, em Guimarães, terá lugar a apresentação pública do livro “Aborto – Causas e Soluções” de Álvaro Cunhal.