O município está em “contacto diário” com a Guimabus, diz Domingos Bragança

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse, nesta quarta-feira, dia 5, que o município tem reunido “todos os dias” com a nova operadora do serviço de transportes públicos de passageiros, a Guimabus, com o propósito de resolver os “desajustamentos” das linhas que passaram a estar ao dispor dos vimaranenses no passado dia 1 de janeiro.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

Domingos Bragança criticou, no entanto, a desvalorização do que foi conseguido em Guimarães na implementação desta nova concessão, tratando-se, destacou o autarca, de uma “autêntica revolução nos transportes públicos de Guimarães, quer do ponto de vista das linhas, da frequência, do alcance do concelho e da descarbonização”. O edil foi mais longe, afirmando ainda que “pegamos na pequena pinta na manga da camisa para dizer que a camisa está suja”.

O edil reconheceu, no entanto, alguns problemas, nomeadamente com a falta de horários físicos afixados nas paragens de autocarro, algo que “não se justifica e pensei que já estivesse resolvido”. Os horários estão disponíveis online, no sitio da internet da Guimabus e também na aplicação da empresa, mas “nem todos têm a literacia digital”, disse.

O presidente da câmara referiu também que o atraso na entrada em funcionamento da nova concessão da CIM do Ave tem contribuído para algumas situações que estão a ser resolvidas, recordando que “30% do transporte público de passageiros” no concelho de Guimarães é feito pelo serviço contratado pela CIM do Ave. A nova concessão da comunidade intermunicipal, instituída também como Autoridade de Transportes, entrará em vigor em agosto. Até lá, a Trandev garantiu já que assegurará o serviço.

Domingos Bragança destacou ainda a “revolução energética” conseguida nesta nova concessão e com a entrada em circulação daquela que é “atualmente, a maior frota de autocarros elétricos do país”, lembrando os 22 autocarros elétricos que entraram e circulação e os seis minibus que estarão também ao serviço dos vimaranenses, sobretudo em “pequenos percursos na cidade”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?