O salto de Maria Germano Neto para a Ferrari

Artigo publicado na edição de dezembro da revista Mais Guimarães.

maria-germano-neto-barra-natal

A Maria ganhou o evento! É piloto da academia da Ferrari!

Passavam 23 minutos das 15h00 de terça-feira, dia 07, quando a mensagem chegou. Germano Neto, pai da Maria e fã número um da menina prodígio dos kartings, anunciava que a filha acabava de vencer a FIA Girls on Track e saltar para a Ferrari, a marca do “cavallino” rampante.

Entre 71 pilotos, a vimaranense bateu toda a concorrência e alcançou mais um objetivo, mais um, somando-se esta a muitas outras vitórias que têm espantado o mundo automobilistico. Maria Germano Neto vai agora disputar uma temporada de kart com suporte da Ferrari Driver Academy e da Tony Karting.

© Direitos Reservados

Maria tem apenas 11 anos, nasceu a 18 de agosto de 2010, é uma menina. Gosta de matemática e de disciplinas mais concretas, gosta de séries como Riverdale, Stranger Things, e de desporto também, como tantas outras meninas da sua idade. “É boa aluna, o desporto deu-lhe disciplina e capacidade de gestão do tempo”, conta o pai.

Os carros viraram-lhe a vida do avesso, aos cinco anos. Desde que, em setembro de 2016, se sentou pela primeira vez num kart, no kartódromo de Fafe, nunca mais parou. A paixão pelas quatro rodas é algo que tem alguma dificuldade em explicar.

Maria Germano Neto estava apreensiva quanto ao resultado neste evento, o FIA Girls on Track, destinado a promover o automobilismo entre o sexo feminino e que, pela primeira vez, incluiu meninas no escalão junior, até aos 14 anos de idade. Maria era das mais novas, e com 11 anos disputou o título na fase final do evento com Chiara Battig, da mesma idade, e com Ivanna Richards e Milla Sjostrand, de 13 anos.

“Ainda não acredito, mas é real. Muito obrigado a todos que me ajudaram a chegar aqui. Estou muito feliz e ansiosa por começar esta nova etapa”

Maria Germano Neto

Para além das provas em pista, em Itália, Maria Germano passou por testes físicos, psicotécnicos, de velocidade de reação ao estímulo, de reação perante a adversidade, e também por uma entrevista.

“Se a decisão for baseada nos resultados em pista a Maria já ganhou”, dizia o pai ao almoço de segunda-feira, num conhecido restaurante vimaranense, acresentando que, “nas provas, a Maria foi sempre mais rápida”. Maria preferia dizer que talvez não ganhasse, sem explicar muito o motivo, mas talvez fosse melhor não celebrar antes do tempo.

No FIA Girls on Track, as corridas foram realizadas num carro maior, num kart junior, mais potente também, diferente daqueles com que Maria habitualmente compete. As dificuldades foram sentidas e o sabor da vitória é naturalmente maior também. O facto de ter vivido um incidente fora das pistas, que a levou ao hospital para levar três pontos num lábio, durante a fase final, também não ajudou.

A piloto, natural de Guimarães, tem conquistado títulos em todas as categorias onde tem competido

Em 2016, depois das oito voltas à pista de Fafe, no primeiro contacto com as quatro rodas, Maria encontrou a sua paixão, e nunca mais largou. A primeira competição chegou apenas três semanas depois, numa corrida em Leiria.

E quando participou na final da Taça de Portugal de karting, ainda em 2016, surpreendeu tudo e todos vencendo-a e tornando-se na segunda menina a ganhar uma Taça de Portugal, e a mais nova de sempre. Estava no escalão iniciação, com poucos meses de contacto com os kart e tinha, recorde-se, cinco anos.

Aos seis sobe de categoria, para cadete, e muda de carro para um mais exigente, competindo com miúdos mais velhos, entre os sete e dez anos de idade. Simultaneamente, é convidada a correr em Espanha, pela Praga Racing Team, a experimentar o Campeonato da Europa e as finais Mundiais IAME, em Le Mans. Nesse ano, Maria Germano foi a melhor roockie do Campeonato Nacional e venceu também o Troféu Brigestone.

© Direitos Reservados

Maria continuou a impressionar e foi convidada a integrar a equipa do Fernando Alonso, do conhecido corredor de Fórmula 1 espanhol, na FA Racing Spain. Vence e convence também aqui ao lado, em provas difíceis e sobe ao primeiro lugar no pódio, em 2017, tornando-se a menina mais nova de sempre a ganhar uma corrida naquela categoria, na cidade de Málaga.

Seguiram-se mais três pódios consecutivos, vários recordes em pista, e começaram a faltar adjetivos para qualificar o desempenho de Maria Germano. No ano de estreia, no país vizinho, foi quarta classificada e recebeu o prémio de melhor roockie (estreante), além do título de melhor concorrente feminina.

Com nove anos, Maria Germano Neto tornou-se a piloto mais jovem de sempre a colecionar todos os títulos iame em Portugal: campeonato, taça, open e troféu bridgestone

As viagens para Espanha tornaram-se regulares e Maria começou a habituar-se a voar sozinha, acompanhada por um assistente de bordo e tendo à sua espera, num qualquer aeroporto espanhol, um responsável da sua equipa. Elementos que se tornaram “da família”, diz Germano Neto. Maria seguia o seu sonho com um propósito simples, fazer aquilo que lhe dá gosto, correr.




Depois da adaptação ao castelhano, Maria saltou para Itália, para um campeonato ainda mais exigente, e para uma Liga que é uma espécie de “Liga dos Campeões” dos karts, que tem corredores de todo o mundo que ali se juntam para competir.  

Na world karting series, onde corre, com mais de 100 pilotos, está entre a elite mundial

Integrou a equipa DR Racing Kart, tendo vencido já várias provas e feito soar “A Portuguesa” em terras transalpinas. “Esta equipa traz-lhe maiores perspetivas de futuro, tendo Fórmula 4 e Fórmula 3. É chegar ao topo mundial”, refere Germano Neto, orgulhoso do percurso da filha, cujo sonho mantém bem vivo.

Grande parte dos meninos que acompanham a Maria neste mundo do karting “são de famílias russas, árabes ou chinesas, famílias com grande poder económico”, conta também o pai. E, por isso, vivendo a Maria “numa realidade diferente, torna-se ainda mais motivador”. Mas, com o apoio de patrocinadores, “este sonho continuará a realizar-se”, garante.

Estes cinco anos que passaram da primeira vez que Maria experimentou um kart passaram a voar, e esta aventura parece estar só no início. O sonho de menina está a concretizar-se, prova a prova, com o apoio incondicional do pai, da família, dos já muitos fãs também (não dá para não ser) e sempre com sabor a vitória.

© Direitos Reservados

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES