O VITÓRIA FEZ 458 PONTOS ENTRE 2010 E 2019. É O 5.º CLASSIFICADO DO “CAMPEONATO DA DÉCADA”

Nos 304 jogos realizados pelo Vitória no principal escalão do futebol português, os Conquistadores granjearam 122 vitórias e 112 derrotas. Moreirense não figura no top-10, mas no “campeonato” de 2019 é 7.º classificado.

A turma de Ivo Viera mantém o 5.º lugar alcançado por Luís Castro na viragem do ano. © DR

Quem foi o campeão da década? E em que lugar ficariam os clubes vimaranenses nesse ranking? O levantamento estatístico feito pela base de dados playmakerstats permite encontrar respostas para estas perguntas. Ao olhar para a tabela encontramos um clube concelhio no top-10: o Vitória. Nesta década, os vitorianos contabilizaram 458 pontos e fecham 2019 no 5.º lugar.

Não há sinal do Moreirense no top-10 desta “classificação”, visto que os cónegos só contabilizam sete anos de Primeira Liga nesta década. A lista é encabeçada pelo Benfica (745 pontos), seguido de perto pelo FC Porto (737). A distância para os restantes clubes é mais dilatada. O Vitória surge atrás do Sporting CP (636) e do rival minhoto, SC Braga (527).

Nos 304 jogos realizados pelo Vitória no principal escalão do futebol português, os Conquistadores granjearam 122 vitórias e 112 derrotas. O destaque vai para o equilíbrio entre golos marcados (402) e golos sofridos (393).

No entanto, se as contas fossem feitas apenas com base em 2019, o concelho estaria representado pelos dois clubes. A campanha histórica do clube de Moreira de Cónegos na temporada 18/19 coloca os cónegos em 7.º lugar, com 47 pontos conquistados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano que está prestes a terminar. O Moreirense ficou apenas a um ponto do Vitória, que fecha as contas do ano com 48 pontos.

Já lá vão 14

Tal como aconteceu no final de 2018, o fim deste ano permite às equipas “cruzar” 14 das 34 jornadas da I Liga. Fazendo a comparação entre as duas épocas é possível concluir que apenas cinco equipas têm mais pontos do que na época transacta. Moreirense e Vitória não fazem parte deste lote. Integram a lista dos nove clubes que competiram em ambas as épocas e registam um défice pontual.

O Moreirense tem menos cinco pontos e o Vitória fica quatro pontos aquém do que apresentava à 14.ª jornada da última temporada. Curiosamente, mesmo com os 21 pontos que totaliza, a turma de Ivo Viera mantém o 5.º lugar alcançado por Luís Castro na viragem do ano.

A década terminou e em 2020 tudo começa a “zeros”. Vitória e Moreirense têm a primeira oportunidade para começar a somar pontos no próximo fim-de-semana. Os cónegos têm encontro marcado com o Paços de Ferreira e os vitorianos medem forças com o “campeão da década”, o Benfica.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?