OPERAÇÃO DE COMBATE AO BRANQUEAMENTO DA PJ PASSOU POR GUIMARÃES
A PJ levou a cabo dez buscas domiciliárias e três não domiciliárias nos concelhos de Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro.


A PJ levou a cabo dez buscas domiciliárias e três não domiciliárias nos concelhos de Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro. A operação de combate ao branqueamento de “milhões de euros” culminou com as 13 buscas esta quarta-feira, “incluindo em duas sociedades anónimas desportivas, dois escritórios de advogados e dois cofres bancários do Norte, informou fonte policial citada pela Lusa.
A agência noticiosa refere que a Procuradoria Geral da República confirmou que um dos alvos das buscas foram as instalações da SAD do Boavista. “De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de atividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos”, indica a PJ, que avançou que “foi identificada uma vantagem patrimonial de milhões de euros”. Os suspeitos “serviam-se de diferentes ferramentas, entre os quais a utilização de faturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos”.
Ainda de acordo com a agência noticiosa, foram usados, para o branqueamento, “mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos” e “para concretizarem as atividades ilícitas referidas os suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 4, 2023
Vitor Silva, atleta vimaranense que corre pela Erdal-Vimarunners, e Nuno Magalhães, natural de Vizela, terminaram o trail Maxi Race, prova de 100 quilómetros que decorreu na Madeira, na quinta posição da geral.
Dezembro 4, 2023
A corporação vimaranense celebra o Dia do Bombeiro na próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro, com a apresentação e inauguração de uma nova ambulância, oferecida por empresas de Guimarães.
Dezembro 4, 2023
A equipa dos estudantes triunfou diante do SC Horta por 28-30 e segue no quarto lugar da Divisão de Honra, com os mesmos pontos do segundo e terceiro classificado, e com menos dois pontos que o líder.