Osmusiké homenagearam Luís Vaz de Camões nos 500 anos do seu nascimento
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor.
Este espetáculo congregou música, teatro e poesia e, além da prata da casa, a cargo das valências d’Omusiké, contou ainda com a colaboração dos grupos Vima Chorus e Chorus Anima Populi, que interpretaram músicas diversas, acompanhadas pelos solistas Ana Almeida e José Maria Gomes.
A iniciativa, que teve como ideia fundamental prestar homenagem a Luís Vaz de Camões, nos 500 anos do seu nascimento, compreendeu a declamação de poesia camoniana por parte dos grupos infanto-juvenil e adulto d’ Osmusike Poesia, bem como a encenação de uma dramatização da vida e obra do “príncipe dos poetas”, sob a direção artística de Emília Ribeiro.
Uma encenação focada nos seus tempos estudantis em Coimbra, os seus amores e o seu exílio no Oriente, bem como a escrita d’ “Os Lusíadas”.
Camões esteve presente e no centro da sessão, que contou ainda com a interpretação musical de alguns poemas da sua autoria, bem como com a entoação de outras cantigas populares e outras de autores atuais, entre os quais Pedro Abrunhosa, António Variações e António Zambujo, num tributo que se acabaria também por estender à língua portuguesa.
Este foi um sarau que proporcionou apoio solidário à delegação vimaranense da Cruz Vermelha Portuguesa.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, esteve presente no sarau d’Osmusiké, destacando o papel da associação vimaranense na dinamização lúdico-cultural do concelho.
Coordenada por Jorge do Nascimento, com a produção musical a cargo do maestro Júlio Dias e com a direção artística de Ana Almeida, neste espetáculo intervieram as várias valências d’ Osmusiké e grupos corais que, sob a apresentação de Gabriela Nunes e apoio da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do programa IMPACTA.
Jorge Nascimento lembra, em Guimarães, “tempos houve em que Camões era recordado com toda a pompa e circunstância. Na realidade, assim aconteceu em 10 de Junho de 1880, aquando do tricentenário do seu falecimento, como consta no registo das “Efemérides vimaranenses” de João Lopes de Faria. De facto, na altura, a cidade levaria a cabo grandes festejos camonianos e atribuiria à antiga Rua Nova das Oliveiras a denominação toponímica de Rua de Camões, que ainda hoje desemboca no Toural”.
O responsável promete mais “Sons de Outono”, no próximo ano “provavelmente com o tributo a Camilo Castelo Branco, nascido há 200 anos, em 16 de março de 1825 e ao centenário de nascimento de Carlos Paredes”.
A próxima atividade d`Osmusiké acontecerá na tarde de sábado, de 14 de dezembro pelas 16h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, para a apresentação da edição de 2024 dos OsmusikéCadernos 6, focalizado nos 50 anos do 25 de Abril e no “ano de ouro” de Guimarães, 1884.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.