“Outubro Rosa”: alerta para a necessidade do diagnóstico precoce do cancro da mama

Mensagens de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro de mama, no âmbito da campanha “Outubro Rosa”, vão passar nas ruas de Guimarães e freguesias do concelho. A iniciativa foi lançada esta sexta-feira, dia 30, pela associação “PPA – Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude”, com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e de alguns presidentes das juntas.

Devido à situação de pandemia, a presidente da Associação, Fernanda Coelho, explicou que esta foi a forma de passar a mensagem à população sem correr riscos.

Em 2020, houve uma redução de 15% nas mamografias efetuadas no ACES do Alto Ave

Esta iniciativa arranca num momento em que o registo de mulheres, entre os 50 e os 70 anos, com mamografia efetuada, nos últimos dois anos, no ACES do Alto Ave, é de 44,3%, ao passo que no mesmo mês, no ano de 2019, este registo atingia os 59,8%. Uma diferença de 15, 5%.

Relativamente às colpocitologias (exame papanicolau), nas mulheres dos 25 aos 60 anos, em 2019, até outubro havia 62,8% de mulheres com este exame atualizado, no ACES do Alto Ave, em 2020 só 56% da utentes registadas é que tem este exame em dia. Uma diferença de quase 7%.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?