Padre José Silvino tomou posse como Juiz da Irmandade de São Pedro

Na missa da solenidade de São Pedro e São Paulo, em que foi dada posse aos membros dos órgãos sociais, D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, formulou votos para que “a Venerável Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro continue a motivar e a congregar para os novos ideais do bem-fazer que, como recorda o Papa Francisco, “é tarefa que hoje é ainda mais urgente e importante”.

Foto: Rui Dias

“As Irmandades nasceram para esta missão, e nos tempos que vivemos apercebemo-nos que, de facto, é decisivo, neste momento de pandemia, de tribulação para muitas famílias, ter uma preocupação especial com quem vive momentos de ansiedade, de incerteza e de luto e com quem vive com falta dos bens essenciais”, sublinhou o bispo auxiliar de Braga em declarações à comunicação social.

Torre da basílica de São Pedro poderá ser ponto de visita

Capelão do Hospital de Guimarães, Vigário Paroquial de São Sebastião e Coordenador do Serviço Arquidiocesano da Assistência Espiritual e Religiosa dos Hospitais, o Padre José Silvino foi empossado Juiz da Irmandade e apontou como objetivos “continuar a melhorar a parte litúrgico-pastoral, reforçar a dimensão cultural, realizar melhoramentos na Basílica e assegurar a sustentabilidade económica da Irmandade”.

Salientando que “a igreja edifício e a igreja povo fazem parte da cultura da Cidade, e Guimarães precisa da Basílica de São Pedro e a Basílica precisa de Guimarães, não podendo viver de costas voltadas”, o padre José Silvino aludiu ainda às obras físicas que considera necessárias.

A Mesa Administrativa pretende ainda tornar a torre da basílica de São Pedro num ponto de visita, já que possibilita quatro vistas panorâmicas sobre a cidade.

Além do padre José Silvino como Juiz da Mesa Administrativa da Irmandade, tomaram posse na cerimónia presidida pelo bispo auxiliar de Braga, José Manuel Arantes e o Padre Leonel Cunha como presidentes, respetivamente, do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral.

O padre Paulino Carvalho, Vice Arcipreste de Guimarães e Vizela e Pároco de Nossa Senhora da Oliveira, é o novo Vice Juiz, sendo acompanhado na Mesa Administrativa da Irmandade de São Pedro por Henrique Sereno Fonseca, Rui Moreira de Castro, Ricardo Pinheiro, António Rui Cunha, João Paulo Padrão, José Luís Ribeiro, João Alberto Oliveira, Marta Soares e Óscar Filipe Ribeiro.

Para o Conselho Fiscal tomaram ainda posse Carlos Caneja Amorim, Rui Armindo Freitas, Elsa Daniela Castelo e António Francisco Oliveira.

Na Mesa da Assembleia Geral, o Padre Leonel Cunha, Pároco de Nossa Senhora da Conceição, Capelão dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e Assistente Espiritual do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE), é acompanhado por Adelino José Gomes, Jaime Manuel Soares, Olga Maria Costa e Rui Porfírio Silva.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?