PAN e Laboratório da Paisagem debatem projetos das ecovias do Ave e do Selho

Na sexta-feira, 30 de abril, a Comissão Política Concelhia do PAN reuniu com uma equipa do Laboratório da Paisagem.

Ecovia-do-Selho-barra

Na sexta-feira, 30 de abril, a Comissão Política Concelhia do PAN reuniu com uma equipa do Laboratório da Paisagem, para esclarecer alguns pontos sobre os novos projetos das ecovias do Ave e do Selho.

Para o PAN, estes projetos apresentam “aspetos positivos inegáveis como, por exemplo, o reforço da  galeria ripícola com espécies autóctones; a disponibilização de um espaço riquíssimo do ponto de vista biológico; a melhoria da perceção da qualidade de vida da população ou a promoção do turismo verde”.

Contudo, afirmou o porta-voz, Nuno Teibão, “por se tratarem de ecossistemas muito sensíveis e importantes do ponto vista ambiental, há questões que devem ser asseguradas desde já. Numa primeira fase, as margens sofrerão uma alteração profunda: será feita uma limpeza drástica de flora infestante e será aberta uma via muito próxima da água. Por isso, preocupa-nos a forma como esta alteração será compensada em termos biológicos a médio e longo prazo. Nomeadamente, se estão previstas reservas locais da biodiversidade, e quais os sítios já identificados, onde as condições de acesso vão ser mais restritas.”

É ainda importante, sublinha Nuno Teibão, “definir rapidamente quais as zonas de pesca, tipificar o tipo de parques de lazer a criar, controlar a criação de praias fluviais artificiais pelas freguesias ou definir regras de construção, que evitem novas grandes concentrações de prédios nas imediações dos rios”.

Por fim, o PAN lembrou que estes rios, sobretudo o Selho, são “ricos do ponto de vista do património construído”. Para o partido, deve-se avançar com a identificação desse património, “com vista a um futuro restauro dos elementos mais significativos, conservação de outros e, eventualmente, remoção daqueles que estão irremediavelmente perdidos e interferem de forma evidente com o escoamento natural das águas”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES