Pandemia mostrou “ao mundo o importante papel que os enfermeiros desempenham”

O Hospital da Senhora da Oliveira assinalou esta quarta-feira, dia 12, o Dia Internacional do Enfermeiro.

@ Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

Para assinalar esta efeméride foi prestado o tributo aos profissionais do Hospital Senhora da Oliveira, com a apresentação de uma publicação que retrata, através de testemunhos e depoimentos das várias unidades e departamentos, o ano de pandemia e demonstra o “papel de relevo” dos enfermeiros no sistema de saúde. 

São os resultados desses momentos, “dessas alterações e as reações emocionais” que são apresentadas no anuário “Cuidar em tempo de pandemia – Um Tributo aos Enfermeiros”. Este é, para Ana Luísa Bastos, enfermeira diretora do HSOG, “uma composição de imagens e testemunhos que permite captar e sentir o que se viveu no ano de 2020”.

Para aquela responsável, a pandemia da Covid-19, “não só serviu para mostrar ao mundo o importante papel que os enfermeiros desempenham, mas também para evidenciar a inovação significativa que os mesmos imprimem nos sistemas de saúde, com a constante adaptação das equipas e espaços. Exigindo de cada enfermeiro um enorme sentido de responsabilidade e capacidade de lidar com a mudança constante e atualização científica, mas sobretudo uma elevada resiliência”. 

“Cuidar em tempo de pandemia – Um Tributo aos Enfermeiros”

A apresentação do livro ficou a cargo do apresentador da RTP, Hélder Reis, que se mostrou solidário com a ação dos enfermeiros. Na apresentação, estiveram também presentes Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital, e Fernando Alves Pinto, presidente da Liga dos Amigos do Hospital, que considerou que esta obra apresenta “experiências vividas e sentidas”, daqueles que “são o elo fundamental e imprescindível no combate à covid-19 e um elemento chave na defesa da saúde”. Este é um livro que ficará para “a história da saúde em Guimarães e em Portugal”, acrescentou Fernando Alves Pinto.

© Direitos Reservados

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães considerou como “fundamental o papel dos enfermeiros, que assumem uma relação de proximidade para cuidar dos doentes e também a dimensão de confiança, que este tempo difícil de pandemia nos mostrou de um modo mais visível e intenso. Não compreendo que não se valorize completamente os enfermeiros, em especial nas suas condições profissionais, pois têm uma importância fundamental na sua dimensão pela entrega total aos doentes, da sua constante valorização profissional, de competência, formação superior, na sua capacidade técnica e científica. Um pilar essencial do sistema de saúde são os enfermeiros e tem de atender-se ao seu reconhecimento concreto”, assinalou Domingos Bragança.

Já o presidente do Conselho de Administração do Hospital, Henrique Capelas, vincou a comemoração dos “valores que os profissionais de enfermagem encarnam. E são esses os valores que os pacientes vêm nos enfermeiros, como a solidariedade e a fraternidade como tratam as pessoas”. 

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?