Papa recebe delegação da Irmandade de São Torcato

A ida ao Vaticano marca o fim do mandato de Paulo Novais e o início do ciclo de Ricardo Freitas como juiz da Irmandade.

© Rui Dias / Mais Guimarães

O Papa Francisco, que foi responsável pela elevação ao estatuto de basílica do santuário de São Torcato, em fevereiro de 2020, vai receber, em audiência, esta quarta-feira, uma delegação da Irmandade do chamado “santo do povo”. A delegação vimaranense vai presentear o Santo Padre com uma estátua do arcebispo que ficou conhecido por ter enfrentado um exército muçulmano, no ano 719 , morrendo e tornando-se num mártir cristão em consequência desse ato.

A Irmandade de São Torcato é uma associação pública de fiéis da Igreja Católica que nasceu em 1693 como “Confraria de Devotos de São Torcato”. As obras da basílica de São Torcato, onde está exposto o corpo do incorrupto do santo, começaram em 1825 e o templo foi sagrado em outubro de 2015 (190 anos).

As datas mais importantes da devoção a São Torcato são: o primeiro fim de semana de julho, Romaria Grande, em que se assinala a transladação do corpo do mártir para o santuário, em 1852; 15 de maio, romaria à capela da Fonte do Santo, onde se diz que foi encontrado o corpo de São Torcato, conhecida por Romaria Pequena; e 27 de fevereiro, Dia de São Torcato, em que se realiza a Feira dos 27, conhecida pela concurso de gado e pela benção aos animais.

 

Jornalista Rui Dias

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES