Participantes do “Aprender na Rua” recebidos por Domingos Bragança

Na 10.º edição do projeto, o presidente do município recebeu os participantes nos Paços do Concelho.

© CM Guimarães

Nesta edição, o “Aprender na Rua”, projeto que visa acreditar professores da área da geografia, correu sob o mote “Nas estradas de ligação ao Porto”. Este evento é coordenado por José Rio Fernandes e Jorge Ricardo Pinto, sob a égide da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS).

Na receção aos participantes do projeto, o autarca falou acerca da “gestão do património tem em linha de conta os cidadãos, pois de outra forma não faria sentido. O património só tem significado quando vivido e para ser vivido com responsabilidade.

No que concerne à sustentabilidade, o edil referiu que, “em Guimarães, trabalhamos com fortes valores de eco-cidadania, motivo pelo qual apresentaremos uma nova candidatura, já este ano, para sermos Capital Verde Europeia em 2026”. Além disso, destacou o papel do Laboratório da Paisagem “na investigação aplicada e nos programas de sensibilização ambiental”, pode ler-se em comunicado.

José Rio Fernandes, coorganizador do evento, reconheceu o trajeto da cidade berço rumo à sustentabilidade: “Guimarães tem percebido a importância do caráter e da diferença, fazendo das suas ações um processo. O concelho não corre atrás do instantâneo, porque isso é pouco interessante. O importante é fazer coisas com as pessoas, pois são essas que têm durabilidade no tempo”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS