Paulo Lopes Silva de saída: “É sempre um dia difícil, um misto de emoção e de dever cumprido”
Paulo Lopes Silva despediu-se esta segunda-feira, 03 de junho, das funções de vereador na Câmara Municipal de Guimarães, após ter solicitado a suspensão do mandato para assumir o cargo de deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Braga nas últimas Legislativas.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
A sua saída marca o fim de um percurso de oito anos no executivo municipal, quatro dos quais como vereador em funções, e abre espaço à entrada de Miguel Oliveira, atual Chefe de Gabinete, que o sucede por ordem da lista do PS.
Na sessão pública, Paulo Lopes Silva dirigiu palavras de agradecimento ao presidente Domingos Bragança: “Pelo convite que me fez e pelas funções que em mim delegou”. Reconheceu também o trabalho partilhado com os colegas do Executivo, tanto da maioria como da oposição, “pela lealdade no debate democrático e elevação institucional”. No momento da despedida, Paulo Lopes Silva destacou ainda a dedicação de “todos os membros dos gabinetes de apoio, das empresas municipais, com especial referência à A Oficina, e dos trabalhadores da Câmara Municipal, bem como o papel da Comunicação Social como elo de ligação com os munícipes”. A todos os vimaranenses dirigiu uma palavra de reconhecimento e compromisso.
“A decisão de sair prende-se com a convicção de que o exercício do mandato parlamentar deve ser feito em exclusividade. É sempre um dia difícil, naturalmente. Sinto um misto de emoção e de dever cumprido. Tive o privilégio e a responsabilidade de colaborar com o município de Guimarães e isso é algo que levarei sempre comigo”, afirmou aos jornalistas. “Julgo ter cumprido, com consciência plena, os compromissos assumidos com os vimaranenses. Os projetos nas áreas que me foram atribuídas estão concluídos ou em curso. Naturalmente, houve situações que gostaria de ver mais desenvolvidas. Por exemplo, os Bairros Comerciais Digitais, projeto sob a minha responsabilidade, estão a avançar dentro do calendário previsto, mas gostaria de assistir à sua concretização final. A democracia, no entanto, é uma construção permanente, e quem me sucede continuará esse trabalho”.
Sobre o futuro, assumiu o novo cargo com sentido de missão e proximidade com a região: “Embora saiba que um deputado representa todo o país, não deixarei de ter uma atenção particular a Guimarães e ao distrito de Braga, por gratidão e por conhecimento profundo da realidade local. É com esse compromisso que chego à Assembleia da República”.
“Gostei muito de o ter como vereador”, Domingos Bragança
Na sessão, Domingos Bragança não deixou passar a oportunidade de destacar o trabalho do vereador cessante: “Exerceu com responsabilidade o seu cargo de vereador, com competência e compromisso. Gostei muito de o ter como vereador, foi um vereador de referência”. Com esta transição, o Executivo Municipal vê sair uma das suas figuras mais próximas da área cultural, educativa e de desenvolvimento económico, ao mesmo tempo que se renova com a entrada de Miguel Oliveira, que passará a integrar formalmente o elenco camarário socialista.