Paulo Novais recebe Prémio IBM de Excelência Científica

Uma equipa de investigadores da Universidade Politécnica de Valência, Universidade de Alicante e Universidade do Minho (Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da UMinho) recebeu o Prémio IBM de Excelência Científica pelo melhor trabalho de demonstração na 19.ª Conferência Internacional sobre Aplicações Práticas de Agentes e Sistemas Multiagentes (PAAMS’21).

O artigo, dos autores Jaime Andres Rincon, Vicente Julián e Carlos Carrascosa (Universidade Politécnica de Valência) Ângelo Costa (Universidade de Alicante) e Paulo Novais (Centro Algoritmi, Universidade do Minho), intitula-se: “Nego-Bot: Um sistema de negociação homem-robô” e refere-se a uma plataforma composta por um robô de baixo custo e um sistema multi-agente que utiliza algoritmos de aprendizagem profunda. Objetivo é “estabelecer um processo de negociação e vender persuasivamente artigos, maximizando o seu preço e, com isso, o lucro”.

O vimaranense Paulo Novais, do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da UMinho, explica: “concentrámo-nos em desenvolver um processo interativo capaz de interagir com seres humanos utilizando uma câmara, microfone e altifalante, para estabelecer todos os processos de negociação sem contacto físico. Isto é relevante devido à situação atual da covid-19 e devido às questões de contacto humano. Os processos de validação com estudantes universitários revelaram um grande interesse e sucesso na negociação de produtos.”

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?