Pavilhão Francisco de Holanda estreia novo piso já este fim de semana

O Pavilhão Francisco de Holanda está prestes a inaugurar uma nova fase da sua história. A colocação do novo piso encontra-se em fase final e, já neste fim de semana, o recinto volta a receber jogos oficiais, incluindo o encontro da equipa sénior masculina do Xico Andebol, agendado para sábado, às 18h00, frente ao Ginásio de Santo Tirso.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O Mais Guimarães esteve à conversa com Mauro Fernandes, presidente da direção do Xico Andebol, que destacou a importância desta intervenção, aguardada há vários anos e considerada essencial para o futuro da modalidade em Guimarães.

“Diria que era um sonho que foi realizado”, começou por afirmar Mauro Fernandes, sublinhando que, para além do simbolismo, a mudança do piso era uma “necessidade absoluta”. “Já tínhamos muitas dificuldades em conseguir competir nestas condições, com vários reparos da Federação sobre o estado do piso e vários problemas que fomos tendo, nomeadamente infiltrações. Boa parte da reforma termina aqui, com a mudança do piso”, explicou.

Segundo o dirigente, apesar de ainda existirem pequenos pormenores a acertar, o essencial está garantido. “Em termos competitivos estamos em condições de receber qualquer competição. Temos um piso de uma qualidade que cumpre todos os requisitos, certificado, com tudo o que nós precisamos para trabalhar”, assegurou.

A renovação do piso integra-se num conjunto mais vasto de melhorias que visam tornar o pavilhão mais moderno e atrativo, tanto para atletas como para adeptos. “Conjuntamente com outras reformas, com serviços novos que agora estamos a apresentar, achamos que tornamos o pavilhão muito mais atrativo. Temos um LED no exterior com dimensões generosas, temos um campo novo, está criado um ambiente para que o andebol seja ainda mais espetacular”, frisou.

O trabalho foi desenvolvido de forma articulada com os atletas, permitindo identificar detalhes que fazem a diferença no jogo. “Além do piso em si, vai haver pequenas alterações que vão proporcionar melhores condições em pleno jogo. Um exemplo é a instalação de marcadores dos dois lados do pavilhão, quando antes só existia de um. Tudo isto melhora a visibilidade e as condições do jogo”, referiu Mauro Fernandes, acrescentando que hoje “é muito mais atrativo ver um jogo de andebol aqui do que antes destas reformas”.

A aposta nas condições do pavilhão tem também um impacto direto na formação e na comunidade. “Grande parte do nosso trabalho são os escalões de formação, mas há outro objetivo fundamental: proporcionar às escolas que aqui trabalham condições condignas para as aulas de Educação Física”, destacou o presidente, lembrando as intervenções realizadas nos balneários, ginásio, gabinete médico e agora no piso. “São serviços disponíveis para um conjunto de escolas em Guimarães, com o apoio preponderante do município.”

As melhorias refletem-se num serviço de maior qualidade, reforça o dirigente: “Temos bons profissionais, mas faltavam algumas condições físicas que hoje estão reunidas. Podemos prestar um serviço à comunidade muito melhor a todos os níveis”, afirmou, mostrando ainda ambição em receber competições de maior dimensão. “Temos feito reformas ao longo dos anos para cumprir todos os requisitos. Estamos preparados para receber eventos nacionais e até europeus.”

A estreia oficial do novo piso acontece já no próximo sábado, frente ao Ginásio de Santo Tirso, às 18h00. Apesar de não haver ainda uma festa formal de inauguração, que acontecerá em data a anunciar, Mauro Fernandes deixa o convite. “É a primeira oportunidade para os adeptos verem o novo piso em ação e também o regresso da equipa depois de uma paragem prolongada. Convido todos a virem conhecer o novo piso e, sobretudo, a vivê-lo em jogo.”

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS