PCP QUESTIONA GOVERNO SOBRE SITUAÇÃO DO GRUPO KYAIA
O PCP questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relativamente às medidas que este tenciona tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.


Em comunicado, o PCP revelou que, na sequência da ação de luta dos trabalhadores do Grupo KYAIA que, na passada quinta-feira, se concentraram no Largo do Toural, em Guimarães, o partido questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relativamente às medidas que este tenciona tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
No requerimento enviado ao Governo, o PCP escreve que o “Grupo Fortunato O. Frederico & C.ª, Lda., composto pelas empresas KYAIA, KELLO, KELLOKIA e ALFOS, decidiu, numa clara violação do Contrato Colectivo de Trabalho e da Lei Laboral, aumentar o horário de trabalho diário em 20 minutos, uma hora e quarenta minutos por semana, com a inclusão de duas pausas de 10 minutos, uma de manhã e outra à tarde, aos cerca de 350 trabalhadores/as, com o prolongamento do horário diário em 20 minutos, com saída às 17h20 em Guimarães e às 17h50, em Paredes de Coura”
De acordo com o Sindicato do Calçado Minho e Trás-os-Montes, devido à recusa da maioria dos trabalhadores em aceitar este aumento de horário de trabalho, a empresa no mês de outubro terá descontado aos trabalhadores ilegalmente 20 minutos diários, e procedeu à sua injustificação.
No documento assinado pela deputada Diana Ferreira, o PCP levanta três questões: “Tem o Governo conhecimento da situação descrita? Os serviços desconcentrados do Ministério, designadamente a ACT, já interveio sobre esta situação? Que medidas tenciona o Governo tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores?”.
O Mais Guimarães tentou por diversas vezes obter esclarecimentos por parte do grupo Kyaia, não tendo sido possível até ao momento.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.