PCP QUESTIONA GOVERNO SOBRE SITUAÇÃO DO GRUPO KYAIA
O PCP questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relativamente às medidas que este tenciona tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
Em comunicado, o PCP revelou que, na sequência da ação de luta dos trabalhadores do Grupo KYAIA que, na passada quinta-feira, se concentraram no Largo do Toural, em Guimarães, o partido questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relativamente às medidas que este tenciona tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
No requerimento enviado ao Governo, o PCP escreve que o “Grupo Fortunato O. Frederico & C.ª, Lda., composto pelas empresas KYAIA, KELLO, KELLOKIA e ALFOS, decidiu, numa clara violação do Contrato Colectivo de Trabalho e da Lei Laboral, aumentar o horário de trabalho diário em 20 minutos, uma hora e quarenta minutos por semana, com a inclusão de duas pausas de 10 minutos, uma de manhã e outra à tarde, aos cerca de 350 trabalhadores/as, com o prolongamento do horário diário em 20 minutos, com saída às 17h20 em Guimarães e às 17h50, em Paredes de Coura”
De acordo com o Sindicato do Calçado Minho e Trás-os-Montes, devido à recusa da maioria dos trabalhadores em aceitar este aumento de horário de trabalho, a empresa no mês de outubro terá descontado aos trabalhadores ilegalmente 20 minutos diários, e procedeu à sua injustificação.
No documento assinado pela deputada Diana Ferreira, o PCP levanta três questões: “Tem o Governo conhecimento da situação descrita? Os serviços desconcentrados do Ministério, designadamente a ACT, já interveio sobre esta situação? Que medidas tenciona o Governo tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores?”.
O Mais Guimarães tentou por diversas vezes obter esclarecimentos por parte do grupo Kyaia, não tendo sido possível até ao momento.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
Próxima reunião do Conselho Municipal está agendada para 19 de Outubro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Outubro 14, 2024
Atendendo à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para precipitação e vento forte nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de outubro, o serviço Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave alerta a população para alguns cuidados a ter durante este período.
Outubro 14, 2024
O Vitória SC não conseguiu alcançar a primeira vitória na Liga Solverde.pt 2024/25, apesar de uma boa exibição no dérbi do Minho contra o SC Braga.