Peditório da Liga Contra o Cancro em Guimarães de 30 de outubro a 2 de novembro
O Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no concelho de Guimarães vai decorrer nos dias 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro de 2025, numa mobilização solidária que reúne, anualmente, centenas de voluntários.

© LPCC
Desde 1984, a organização local da iniciativa está a cargo do Lions Clube de Guimarães, que ao longo de 41 anos de colaboração já entregou à LPCC um total de 1,75 milhões de euros angariados junto da comunidade vimaranense.
Um dos aspetos mais relevantes desta ação é o facto de 20% do valor recolhido em Guimarães reverter diretamente para o Serviço de Oncologia do Hospital Senhora da Oliveira, contribuindo para o reforço dos cuidados prestados aos doentes oncológicos da região. Em 2024, o peditório no concelho alcançou um montante de 56.755,76 euros, resultado da generosidade dos vimaranenses e do esforço dos voluntários que todos os anos se envolvem nesta causa.
Paralelamente, o Lions Clube de Guimarães tem vindo a apoiar mulheres carenciadas com o financiamento de próteses mamárias e soutiens, mediante encaminhamento pelos serviços sociais do Hospital Senhora da Oliveira, uma ajuda que já representa cerca de 55 mil euros em apoios diretos.
O Lions Clube renova agora o apelo à solidariedade dos vimaranenses, convidando todos a participar neste peditório, que “faz da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e voluntariado”. A instituição acredita que, uma vez mais, Guimarães demonstrará o seu espírito de comunidade e solidariedade “nesta nobre iniciativa de levar esperança a todos os que são tocados pela doença”.





