Pedro Arezes: “Ninguém pensa no Minho e em Portugal sem a existência da Universidade do Minho”
O presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Pedro Arezes, enaltece as cinco décadas da instituição, apontando que "atualmente ninguém penso no Minho, no Norte e em Portugal sem a existência da Universidade do Minho".
Para o dirigente da escola que se situa no campus de Azurém, em Guimarães, “50 anos é um marco fundamental na vida de todos nós e sobretudo de uma instituição, ainda que para uma universidade 50 anos seja considerando um período curto. A Universidade do Minho ainda é considerado uma universidade nova.”
No entanto, Pedro Arezes considera que o cinquentenário “marca o nível de maturidade em termos institucionais e em termos da presença da universidade na sociedade, que é para nós evidente que é um caso de sucesso. Ficou evidente que 50 anos depois da sua fundação a universidade trilhou um caminho de sucesso e concretizou os objetivos dos seus fundadores, marcando uma presença muito grande na sociedade e sobretudo na sua envolvente. Atualmente ninguém pensa no Minho, no Norte e em Portugal sem a existência da Universidade do Minho.”
O presidente da Escola de Engenharia enaltece a relação entre a academia e a cidade de Guimarães: Pedro Arezes percebeu “que existe uma abertura excecional por parte do município para trabalhar em todos os domínios com a Escola de Engenharia. O estabelecimento não podia estar melhor situado do que numa cidade como Guimarães com as suas múltiplas características, desde a sua dinâmica empresarial mas também cultural e cientifica. E a Universidade do Minho de facto considera que esta relação é uma mais valia para toda a sua atividade e deve ser produzida para outros casos porque é muito frutuosa.”
Recorde-se que Adelina Paula Pinto, vereadora da educação na Câmara Municipal de Guimarães, destacou, em declarações ao Mais Guimarães, a “relação umbilical” entre a cidade berço e a instituição minhota. A autarca reforçou que “Guimarães só se assume como uma cidade inovadora e do futuro por ter este pólo da Universidade do Minho.”
A vereadora recordou ainda a importância da reabilitação de alguns equipamentos vimaranenses para usufruto da instituição, como o Teatro Jordão e a Fábrica do Arquinho, de forma que “os jovens sejam o futuro da cidade e o território. Ter uma universidade com esta dimensão, com estes centros de competência e com esta diversidade de cursos permite-nos chegar a várias áreas.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.