Pedro Sousa apresenta Carta de Compromissos aos clubes na corrida à presidência da AF Braga

A candidatura Lista B "Ambição e Futuro" à presidência da Associação de Futebol de Braga (AF Braga), liderada por Pedro Sousa, enviou esta semana uma Carta de Compromissos dirigida aos clubes filiados, na qual apresenta as linhas mestras do projeto e responde a polémicas surgidas durante o processo eleitoral.

© “Ambição e Futuro”

“Percorri os catorze concelhos do distrito. Deixei clara a visão e ambição que temos para a AF Braga, mas também ouvi muito, escutei e aprendi com todos os relatos e dificuldades dos nossos clubes”, escreve Pedro Sousa, reforçando que pretende implementar um modelo de “diálogo, proximidade e transparência”, com uma associação “verdadeiramente clubecêntrica, onde os clubes são o princípio e o fim de todas as decisões”.

O candidato aproveita também para esclarecer uma das questões levantadas nas últimas semanas: “Sou candidato a presidente da AF Braga para ser presidente da AF Braga e, sendo eleito, abdicarei das minhas funções como deputado à Assembleia da República. Não há espaço para dúvidas.”

Medidas propostas pela Lista B

Na carta, Pedro Sousa elenca várias propostas estruturais, entre as quais: Criação de uma Estrutura de Apoio aos Clubes (jurídico, contabilístico, comunicação, marketing e candidaturas a fundos); Alargamento do horário da associação até às 23h00, dois dias por semana, para servir melhor clubes e dirigentes; Atribuição de apoios e subsídios com base em regulamentos claros, aprovados em Assembleia-Geral; Redução de taxas (inscrições, filiações, cartões e transferências) em 10% ao longo das épocas 2026/27, 2027/28 e 2028/29; Consulta ao mercado para renegociação de seguros desportivos, com discussão e aprovação em Assembleia-Geral, e Criação de uma estratégia comercial e de marca para aumentar receitas e apoiar os clubes.

Projetos estruturantes

O documento destaca ainda várias iniciativas de médio e longo prazo, como a Casa do Futebol Distrital, a Academia de Arbitragem, o Braga Football Hub em parceria com a Universidade do Minho, e a AFBragaTV, que pretende transmitir e monetizar jogos e conteúdos, distribuindo receitas pelos clubes.

“Serei um presidente profissional, liderando uma equipa credível e competente, com experiência e juventude, energia e ambição”, sublinha Pedro Sousa. “É tempo de transformar a AF Braga com coragem, determinação e futuro.”

As eleições estão agendadas para o dia 12 de setembro, entre as 17h30 e as 22h00, na sede da AF Braga.

Miguel Azevedo, encabeça a Lista A neste ato eleitoral.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS